Especial: pandemia de coronavírus

Idosa de 106 anos é vacinada contra o coronavírus na Serra

Maria foi vacinada nesta quarta-feira. Foto: Gabriel Almeida

A Serra iniciou a vacinação de idosos em instituições de longa permanência na manhã desta quarta-feira (20). E a primeira moradora que recebeu a dose do imunizante se chama Maria Brito de Jesus, que já possui 106 anos de idade.

O evento de lançamento da vacinação nesses lares de idosos ocorreu às 9 horas, no Instituto Franciscano, em Nova Almeida. De acordo com a Prefeitura da Serra, Maria Brito mora no local há cinco anos e foi escolhida para ser a primeira idosa da cidade a ser vacinada.

Logo após ser vacinada, Maria garantiu que não sentiu nenhuma dor e ainda contou um desejo pós-pandemia. “Eu quero casar. Meu pretende é o João”.

O início da vacinação nas instituições contou com a presença do prefeito da Serra, Sergio Vidigal, e da secretária de Saúde, Sheila Cruz. Outras três idosas já foram imunizadas e outras 19 ainda receberão a primeira dose no dia de hoje.

A instituição

O Instituto Franciscano existe há 30 anos em Nova Almeida. 23 idosas vivem no local, todas mulheres, além delas três religiosas idosas também vivem na casa. Presidente e coordenadora do Instituto, Neli Vital dos Santos disse que a vacina significa esperança.

“Primeiramente é gratidão a Deus. Se não fosse Deus não estaria aqui agora. A esperança em segundo lugar que vem com a prevenção. E a liberdade, desde 16 de março não recebemos visitas, não recebemos voluntários e provável que depois da segunda dose, com fé em Deus vamos poder começar a voltar a vida normal”.

Conforme informado pelo TEMPO NOVO, a vacinação contra o coronavírus na Serra começou na última segunda-feira (18). O evento foi organizado pelo Governo do Estado e teve participação da Prefeitura da Serra. Por lá, foram vacinados cinco trabalhares da saúde durante a noite da segunda. Na terça-feira (19) e nos próximos dias, outros 195 funcionários do hospital também serão imunizados.

Ao todo, a Serra recebeu 3.763 doses repassadas pelo Governo do Estado. O número de vacinas disponibilizadas é menor do que as enviadas para outras cidades do Espírito Santo como, por exemplo, Vitória. Para a capital, foram mais de 4 mil. Vale destacar que a Serra é o Município com o maior número de habitantes do estado: mais de meio milhão.

Como será a vacinação na Serra?

De acordo com a secretária de Saúde, Sheila Cruz, os primeiros a serem contemplados serão idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e profissionais de saúde que estão na linha de frente em atendimentos da doença.

“Inicialmente iremos trabalhar com alguns grupos prioritários para dar início ao processo de vacinação. Seriam a pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, aquelas que estão em alguma instituição de longa permanência. Além deles, os deficientes que também estão nesses locais. No caso dos trabalhadores da saúde, são os que estão na linha de frente. Que estão trabalhando em hospitais”, disse a secretária em conversa com o TEMPO NOVO.

Segunda etapa

Idosos e outras pessoas que fazem parte do grupo de risco, mas não estão em casas de longa permanência e atuando nos hospitais, serão vacinados somente na segunda etapa, que ainda não tem previsão para ser iniciada. Para essa nova fase, a Prefeitura da Serra vai imunizar os moradores em 38 unidades de saúde, além de utilizar outros pontos estratégicos, que ainda serão definidos.

De acordo com secretária de Saúde, o Município pretende utilizar a marcação de consultas on-line para a segunda etapa. “Tendo o número de doses em suficiência para o público da segunda etapa temos o planejamento da vacinação ocorrer nas unidades básicas de saúde e possivelmente em alguns locais estratégicos para a gente evitar aglomerações. Também estamos trabalhando para o agendamento on-line ocorrer”, disse Sheila.

Sobre o aplicativo para agendamento, a secretária acrescentou que o sistema será de forma híbrida. “Queremos utilizar também ferramentas tecnológicas para as pessoas que tem acesso ao serviço. Nós vamos fazer um sistema hibrido. Um sistema onde aquelas que não têm condições de utilizar a tecnologia poderão procurar a unidade de saúde e poder ter a aplicação de vacina”, enumerou.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás