Categories: Meio Ambiente

Idaf libera desmate nas nascentes do Reis Magos

 

Desmate com terraplanagem no Alto Caravaggio é ilegal para a Prefeitura. Foto: Divulgação leitor

Bruno Lyra

Localizado numa das áreas mais belas e de maior biodiversidade das montanhas capixabas, um trecho de 11,2 mil m2 de mata Atlântica foi desmatado em Santa Teresa. A ação foi autorizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Porém foi embargada pela prefeitura do município, que alega irregularidade na autorização. 

O desmate fica próximo num topo de morro vizinho à rampa de vôo livre do circuito Caravaggio, um dos pontos de grande visitação turística da região, onde também existem nascentes do rio Reis Magos, que até o fim deste mês deve reforçar o abastecimento de água do município da Serra. Também na região nasce o Santa Maria do Rio Doce, que na última estiagem secou completamente, deixando cidades como São Roque do Canaã dependendo de carro pipa para ter água.

O que também chama a atenção é o fato de topos de morro serem considerados Área de Preservação Permanente (APP) pelo Código Florestal (lei federal 12.651/12).  A autorização foi emitida no último dia 06 de julho e o desmate aconteceu dias depois. O responsável pela área é o empresário Élcio Thomazini, que venda de chácaras e lotes para sitiantes na região.

Segundo o prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro, o desmate foi embargado pelo município, que vistoriou a área em conjunto com a Polícia Ambiental e técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

“O Ministério Público também está acompanhando e nos dando apoio. Esse desmatamento é ilegal, pois ali é topo de morro. E foi feito para parcelamento de área rural visando à venda de chácaras, o que não tem autorização do município. Vamos exigir o reflorestamento. Hoje estamos lutando contra esse tipo de situação que se tornou comum e está ameaçando nossas florestas. Atualmente são nove loteamentos desse tipo que estão embargados. Santa Teresa é uma caixa d’água que distribui o líquido para as regiões de Colatina e da Grande Vitória”, pontua Gílson. 

Idaf diz que venda de lotes é proibida

A assessoria de imprensa do Idaf negou que haja irregularidade na autorização para o desmate, afirmando que da base ao topo o morro há uma distância de 86 metros e que a lei da APP vale para elevações com distância igual ou superior a 100 metros. Mas advertiu que o desmate foi autorizado mediante a informação do proprietário de que iria fazer uso agrícola da terra e que não pode haver venda de lotes e construções no local. 

O responsável pelo terreno, Élcio Tomazini, afirma que o local possui autorização do Idaf e que não é área de Preservação Permanente. E não foi explícito quanto ao que fará no terreno. “Não trabalhamos com loteamentos, mas com áreas regularizadas que pagam imposto. Sempre consulto os órgãos competentes para ver o que posso ou não fazer”, resume. 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

4 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

10 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

11 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

23 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás