Categories: Meio Ambiente

Ibama de olho no corte da restinga de Jacaraípe

Assim ficou a restinga do Solemar após a ação da Prefeitura da Serra. Foto: Fábio Barcelos / Arquivo TN

Bruno Lyra

O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) está de olho no corte da restinga da praia de Jacaraípe feito pela Prefeitura com autorização do Estado. O caso está sendo avaliado pela ouvidoria do órgão federal em Brasília, após denúncia da Ong Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff).

Segundo o superintendente do Ibama no Espírito Santo, Tarcísio José Foeger, a ouvidoria está analisando a denúncia e se julgar procedente, enviará para a superintendência local adotar as medidas cabíveis. Por lei a restinga é considerada Área de Preservação Permanente (APP) e fica em áreas sob jurisdição da União, uma vez que está sobre a areia da praia.

Tempo Novo noticiou, com exclusividade, o corte na edição 1.289, que atingiu o trecho entre a praia do Solemar e a altura da Avenida Guarani, em áreas cercadas e reflorestadas ao longo dos últimos 17 anos por ativistas da região. Inclusive com a própria orientação do Meio Ambiente da Prefeitura e participação de empresas que precisavam bancar contrapartidas ambientais. 

 A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) alega que o corte foi uma poda feita a pedido de alguns moradores e comerciantes locais, sob alegação de que o crescimento da vegetação proporcionou esconderijo para bandidos.  Disse ainda que só foram removidas espécies exóticas. O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), que deu a autorização, foi ao local e disse que o corte está dentro da legalidade.

Fato contestado pelo presidente do Ibraff, Claudiney Rocha, e do diretor da Associação de Surf do Estado do Espírito Santo (Ases), Flávio Ferreira ‘Minotauro’ Siqueira. “Foram cortadas espécies de plantas nativas como aroeira e pitangueira. Ninhos de pássaros foram destruídos, não houve manejo de fauna”, aponta o Flávio.

Prefeitura diz que replantio começa em agosto

Em nota enviada à reportagem na tarde de ontem (19), a Prefeitura da Serra disse que vai iniciar o replantio das áreas cortadas usando a espécie ipomeia, que é uma planta rasteira. Afirma também que a Semma estuda colocar outras espécies, porem vai avaliar caso a caso cada trecho de restinga, uma vez que também pretende fazer a poda em outros pontos da orla do município por considerar que a vegetação está alta.

“Para a prefeitura só a ipomeia é nativa da restinga. Absurdas as respostas dos órgãos ambientais dizendo que só foram cortadas espécies exóticas. Deve sim haver gestão da restinga para evitar que fique muito alta e gere insegurança, mas isso deve ser feito com critério. Não arrasando tudo e ainda sem cuidado com a fauna que habita o local”, critica o geógrafo e membro da Ases, Pablo Torres.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

16 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

20 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

20 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

20 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

21 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

21 horas atrás