Categories: Notícias

Hospital Jayme Santos está sem cirurgião pediatra

A Utin do Jayme Santos tem 40 leitos. Foto: Divulgação / Governo do ES

O hospital estadual Jayme Santos Neves, localizado em Morada de Laranjeiras, está sem cirurgião pediatra desde o último sábado (05). É que o contrato entre a gestora do hospital, a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes) e a Cooperativa dos Cirurgiões Pediátricos do ES (Coopercipes) não foi renovado. Com isto, 15 médicos deixaram de atuar na Utin Neonatal do hospital.

Segundo a assessoria de imprensa da Aebes, a Utin possui 40 leitos, além de outros 60 leitos de maternidade. Em nota a entidade disse que a Utin não foi fechada e o atendimento segue normalmente, exceto nos casos em que demandam intervenção cirúrgica em que, por força de lei, só o cirurgião pediátrico pode realizar.

A Aebes disse que, em média, são de 6 a 8 casos desses por mês no Jayme e que até a noite da última terça (08) ainda não havia aparecido nenhum caso desde o encerramento do contrato. Informou ainda que caso algum bebê necessite do serviço, o mesmo será transferidos para outros hospitais da Grande Vitória que possam fazê-lo.

A assessoria da Aebes não informou os motivos da não renovação do contrato nem estipulou prazo de quando o serviço será retomado. Mas, uma fonte ligada à administração da entidade, disse que o entrave foi o valor do reajuste pedido pela Coopercipes.

A reportagem procurou a Coopercipes na manhã desta quarta – feira (09) e foi informado por uma atendente de que a presidente da entidade, Kátia Carvalho, falará sobre o assunto nesta quinta (10).

Deputados

Dois deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do ES estivaram na manhã desta terça (08) na Utin do Jaime Santos para verificar a situação. Hudson Leal (PTN) e Hércules da Silveira (PMDB), este último o presidente da Comissão.

O deputado Hudson disse que o assunto está sendo discutido no âmbito da Comissão, que ainda irá decidir o encaminhamento que dará ao caso. Já o deputado Hércules da Silveira não retornou as ligações.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás