Categories: Notícias

Horta saudável: aposentado cultiva hortaliças sem veneno e vende até para vizinhos

Seu Tide mora na Serra há 40 anos e cultiva hortas desde criança, quando morava no interior. (Foto: Edson Reis)

Imagine poder cultivar uma horta própria, sem agrotóxicos e, além de ter uma renda extra com ela, colher tempero verde, alface, almeirão, couve. Tudo fresquinho e saudável na sua mesa. É o que tem feito desde os quatro anos de idade o aposentado Clidimar Mageski Santana, hoje com 70 anos.

Natural de Colatina, seu Tide, como é mais conhecido no bairro Maria Níobe, mudou-se para a Serra há 40 anos e mantém viva até hoje uma tradição que aprendeu com a tia em sua terra natal.

Ele trabalha sozinho na horta e, mesmo aposentado por problemas na coluna, ele ama o que faz. “Para quem não sabe fazer, é trabalhoso, mas para mim é muito prazeroso. E para se ter uma horta bonita, tem que mexer a terra com a mão, não pode ser com enxada”, explica seu Tide.

Ele conta que vende as hortaliças para vizinhos e até por encomenda para quem mora perto da horta. “Todo dia faço meu dinheirinho com a horta. Vendo meus produtos no local mesmo e também por encomenda para moradores aqui do bairro [Maria Níobe]. Tenho clientes que ligam e levo até a casa deles”, destaca.

Mas além de vender, Tide colhe para consumo próprio. “Como verduras todos os dias em casa, tudo fresquinho, colhido na hora, e sem agrotóxicos, o que é melhor”, diz, orgulhoso com o trabalho que faz. E ele conta que as pessoas gostam e levam as hortaliças principalmente pela forma como são produzidas, orgânica e sem o acréscimo de veneno. “Minha produção aqui é só água, terra e adubo”, frisa.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás