Notícias

Homem que esfaqueou cadela vai ter que pagar tratamento e deputado cobra a prisão

Vandinho Leite é o vice-presidente da CPI de Maus-Tratos Contra Animais no ES. Foto: Divulgação

O homem que golpeou com facão a cabeça de uma cadela no bairro Serra Dourada III, na Serra, terá que pagar metade da despesa do tratamento de Nina, cachorra que sofreu o ataque, cujo o valor estimado gira em torno de R$ 2.220. Além disso, o homem, se condenado pela Justiça, pode pegar de dois a cinco anos de reclusão e multa.

A decisão foi tomada na tarde desta quinta (22) durante reunião extraordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito de Maus-tratos Contra Animais, da Assembleia Legislativa do Estado (Ales), da qual o deputado Vandinho Leite (PSDB) é vice-presidente.

Além de fazer com que o homem se comprometesse em pagar metade do que foi gasto para salvar a vida da cadela, a CPI também se posicionou no sentido de endossar o inquérito da Polícia Civil, que investiga o caso, enviado ao Ministério Público Estadual (MP-ES). Em caso de condenação na Justiça, o suspeito pode pegar pena de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.

No entendimento dos membros da CPI, assim como no material coletado pela polícia, o depoimento do suspeito na manhã de hoje (22), deixou claro que ele agrediu o animal de forma cruel, com golpes de facão, sem qualquer motivo que possa justificar a atitude.

Ao ser questionado por que desferiu os golpes de facão contra a cadela, o homem citou o fato de ela ter supostamente avançado contra ele e sua filha, além de dizer que o animal vivia solto na rua, latindo na direção de quem passava na região onde o crime aconteceu.

Para o deputado Vandinho Leite, responsável pelas denúncias enviadas à CPI e à Polícia, o fato de a cadela permanecer na rua, de acordo com os relatos do suspeito, não quer dizer que se trate de um animal que pode ser agredido gratuitamente.

“Na verdade, é com esse tipo de animal, que não tem um lar constante, que a gente precisa ter compaixão, acolher, e não ir pela via da agressão. O que aconteceu a Nina (a cadelinha), foi uma das coisas mais cruéis que já vi”, disse o parlamentar.

A presidente da CPI, a deputada Janete de Sá, foi além: “O fato de ele estar na rua não dá ao senhor o direito de fazer o que fez porque ele é um animal indefeso”, frisou. “O senhor cometeu um crime que é passível de punição”.

Vandinho ainda destacou que a punição aplicada ao suspeito, com a possibilidade real de ele responder criminalmente pela agressão, terá caráter pedagógico, no intuito de coibir os casos de maus-tratos contra animais no Estado. “Todo o empenho da polícia na condução do inquérito, bem como o trabalho que estamos fazendo à frente da CPI dos Maus-Tratos, é uma forma de dizer que não toleraremos qualquer ato de violência contra animais”, ressaltou.

O crime aconteceu no dia 9 de abril e deixou moradores revoltados. O caso foi registrado por meio de fotos e vídeos.

Também participaram da CPI a presidente da Comissão Especial de Proteção aos Animais da OAB-ES, Marcella Rios Gava Furlan; e a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRVM-ES), Virgínia Teixeira do Carmo.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás