Categories: Meio Ambiente

Homem é detido por criar porcos em área de preservação

A Polícia Ambiental apreendeeu duas espingardas, munições de diversos calibres e materiais utilizados para a recarga de munições. Foto: Divulgação Polícia Ambiental

Um homem de 57 anos foi detido no Civit I, na Serra, por posse irregular de arma e prática irregular de criação de porcos sem licença ambiental e em local inadequado.

A operação da pela Polícia Militar Ambiental (BPMA) aconteceu na quarta-feira (09). Com o home ainda foram apreendidas duas espingardas, munições de diversos calibres e materiais utilizados para a recarga de munições.

Durante ação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para averiguar construções residenciais em uma área industrial, um homem foi identificado como sendo o responsável pela comercialização de lotes na região restrita. Em sua residência, situada no local investigado, os militares localizaram uma espingarda calibre 36, uma espingarda de pressão, frascos de pólvora, de chumbo e de espoletas, munições de diversos calibres e uma munição calibre 45, de uso restrito das forças armadas. Além disso, o infrator mantinha 33 suínos em confinamento sem autorização do órgão ambiental.

Em outra residência os militares constataram o confinamento de mais de 40 porcos, também sem licenciamento da atividade. Os suínos foram apreendidos em razão de crime ambiental e ficarão depositados no local até o fim do processo. Durante a fiscalização nas outras casas nove pássaros da fauna silvestre brasileira que eram mantidos em cativeiro sem autorização do órgão ambiental foram resgatados.

Todos os moradores foram notificados por agentes da Prefeitura sobre as construções irregulares. Já os infratores acusados de crime ambiental, deverão comparecer a justiça para prestar esclarecimentos sobre as atividades irregulares.

O homem de 57 anos foi detido em flagrante por posse irregular de arma de fogo e conduzido a 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Serra, juntamente com o material apreendido. Ele também responderá pela prática ilegal de suinocultura.

A Polícia Ambiental informa que a suinocultura é uma atividade potencialmente poluidora e depende de licenciamento por órgão ambiental antes de sua instalação, a fim de reduzir os impactos negativos no meio ambiente. O cidadão que infringir essa regra estará incorrendo em crime ambiental, cuja pena prevista é a de detenção de um a seis meses e multa.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Vereador da Serra é processado por propaganda eleitoral antecipada

Após citar um slogan de campanha, seguido de um número, supostamente de candidatura, o vereador Rodrigo Caçulo (PRB) se viu…

11 horas atrás

Governo envia equipe com 12 bombeiros para o RS nesta quinta

A terceira equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) será enviada, nesta quinta-feira (16), às 18h, para…

14 horas atrás

Comediante Haeckel Ferreira apresenta stand-up “Rá, Rá, Rá!”, em Vitória

No próximo dia 31 de maio vai ter show de stand-up "Rá, Rá, Rá!" na Casa da Música Sônia Cabral,…

14 horas atrás

Vandinho propõe lei de ressarcimento automático por perda de sinal de internet no ES

A telefonia no Brasil frequentemente figura entre os serviços mais mal avaliados pelos consumidores, especialmente no que diz respeito à…

15 horas atrás

Bar da Serra promove TBT Saloon com forró e sertanejo

Quem sente saudades dos tempos áureos do extinto Saloon, que funcionava no Parque de Exposições em Carapina, na Serra, tem…

16 horas atrás

Parque da Cidade terá festival de cerveja artesanal com música e gastronomia

Na próxima semana, o Parque da Cidade recebe mais um festival de cerveja artesanal. O Serra  Beer Festival será realizado…

17 horas atrás