Categories: Arquivo

Hoje (9) tem manifestação dos servidores da educação em Laranjeiras

A manifestação acontecerá em frente ao Centro Comunitário de Laranjeiras, às 15h30. Foto: Arquivo

Nesta terça (09) o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo – Sindiupes  – promete fazer em Laranjeiras, uma manifestação contra restrição dos direitos da sociedade e dos trabalhadores brasileiros. O ato será às 15h30, em frente ao Centro Comunitário de Laranjeiras.

“Estaremos protestando contra a reforma da presidência, projetos que congelam os salários dos servidores, que nos preocupam muito, impedem também novos concursos públicos e não está tendo um diálogo, não tem o aval da classe, e nós da educação podemos ser afetados, então hoje o movimento não é só aqui, e sim em outras cidades por todo o Brasil, estamos orientando os nossos deputados a votarem contra elas leis”, destaca Gean Carlos Nunes, diretor do Sindiupes.

O ato terá como pauta a discussão local a nacional. A ideia do manifesto é para protestar contra as PEC 241/2016, PLP 257/2016, PL 4.567 e o PL 6.726.

A PEC 241/2016, visa congelar os investimentos sociais e as remunerações dos servidores públicos da União por 20 anos. Pela proposta, as vinculações de impostos para a saúde e a educação, estabelecidas nos artigos 198, I e 212 da Constituição Federal, ficarão suspensas por 20 exercícios fiscais, comprometendo diretamente, na área da saúde, o financiamento do SUS, a manutenção dos programas de UPAs e SAMU, e, na área da educação, a manutenção do FUNDEB, as metas do Plano Nacional de Educação e a política remuneratórios dos profissionais das escolas públicas.

O PLP 257/2016, segue na mesma direção da PEC 241, porém atuando nas esferas de Estados e Municípios, congela salários de servidores públicos, impõe a implementação de regimes suplementares para aposentadoria de servidores e novas alíquotas previdenciárias acima dos percentuais praticados na esfera federal – em gritante ofensa à autonomia dos entes federados –, além do que compromete gravemente a remuneração dos servidores públicos por meio de alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal.

O PL 4.567/2016, privatiza o Pré-sal comprometendo a soberania energética do país e retirando significativos recursos do Fundo Social e dos royalties do petróleo e gás natural, até então assegurados pelas leis federais 12.351, 12.734 e 12.858, para financiar as metas do Plano Nacional de Educação.

O PL 6.726/2013, pretende revogar o regime de partilha para exploração das jazidas fósseis na região do Pré-sal, impondo grave redução de impostos e de outras receitas públicas na produção de petróleo e gás, as quais seriam destinadas à educação e à saúde.

.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás