Categories: Meio Ambiente

Hidrômetros e pneus são descartados em área verde da Serra

Lideranças comunitárias mostram pneus e relógios coletados pela Prefeitura na área de mata Atlântica. (Foto: Divulgação)

Além de muito entulho e lixo, uma ação da Secretaria Municipal de Serviços (Sese) flagrou uma montanha de pneus e partes de hidrômetros  descartados numa área verde entre Cidade Continental e Carapebus, na manhã deste sábado (27).

“Fazíamos uma ação de limpeza para tirar entulho descartados ilegalmente e também para prevenção à dengue, a pedido das comunidades do setor Ásia, de Cidade Continental, e Praia de Carapebus. Foi quando nos deparamos com os hidrômetros e a montanha de pneus, que creio terem sidos descartados por alguma empresa”, conta o diretor de limpeza da Sese, Gilmar Pereira da Silva.

De acordo com Gilmar, havia cerca de 500 pneus no local. “Hoje tiramos 230. Na segunda-feira (29), voltaremos para retirar o restante. Já os relógios da Cesan (hidrômetros) estavam descartados em sacos plásticos. É possível que tenha sido alguma empreiteira a responsável por isso”, afirma.

A limpeza está sendo às margens da Avenida Ártica, que liga o setor Ásia, de Continental, à Praia de Carapebus, num local conhecido como terreno da Picanha, que é área de preservação ambiental e fica próximo à propriedade da ArcelorMittal Tubarão. O local funciona como cinturão protetor de nascentes da lagoa de Carapebus e integra a Área de Proteção Ambiental de Praia Mole. 

Gilmar acrescentou que a limpeza foi uma solicitação dos líderes comunitários do setor Ásia e da região de Carapebus. Por conta dos pneus e dos hidrômetros encontrados em meio a outros resíduos descartados clandestinamente no terreno, a Polícia Ambiental e a fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foram acionadas e estiveram no local. 

Membro do movimento comunitário de Praia de Carapebus, Wesley Furtado disse que na mata ainda há vários sacos contendo centenas de medidores de água da Cesan. (Foto: Divulgação)

Em nota à reportagem, a Cesan negou que tenha relação com o descarte. “A Cesan informa que hidrômetros são equipamentos disponíveis no mercado e podem ser adquiridos por qualquer pessoa ou empresa. Os hidrômetros utilizados pela Cesan, após encerrada a vida útil, seguem as normas técnicas brasileiras para descarte e disposição final. A empresa está à disposição das autoridades para quaisquer informações”, diz a nota.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

14 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

19 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

19 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

19 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

19 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

19 horas atrás