Categories: Meio Ambiente

Hidrelétrica já está reservando água para a Serra

Toda água do rio que chega no distrito do queimado é captada pela Cesan para Serra e Vitória. Foto: Bruno Lyra

Por Bruno Lyra / Vison Vieira Jr.

A represa da hidrelétrica de Rio Bonito, em Santa Maria de Jetibá, já está armazenando água para tentar evitar o colapso no abastecimento de água na Serra, zona norte de Vitória, parte de Cariacica e Praia Grande, em Fundão, nos próximos meses que tradicionalmente são mais secos.

A informação é do diretor da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Robson Monteiro. Segundo ele, a EDP Escelsa, proprietária da hidrelétrica, já não está liberando um volume de água maior para girar as turbinas visando reservar o líquido.

Segundo Robson, a represa tem capacidade para armazenar até 28 bilhões de litros. “Com as chuvas dos últimos dias já estamos com cerca de 60% dessa capacidade. Mas nesta época do ano era para estar acima de 90%. A vazão do rio Santa Maria na captação, no município da Serra, segue baixa. Algo em torno de 2,8 mil litros por segundo”, detalha.

O diretor disse que é essa a quantidade de água que a Cesan capta atualmente e que por conta da crise hídrica teve que reduzir o volume de água para o complexo de Tubarão (Vale e ArcelorMittal), que normalmente consomem 1,2 mil litros por segundo do Santa Maria.  A represa de Rio Bonito fica na parte alta da bacia do Santa Maria.

O colapso no rio Santa Maria fez o município da Serra pedir à Cesan que agilize o projeto para captar água do rio Reis Magos. De acordo com Jolhiomar Massariol, da Coordenadoria de Governo da Serra, o pedido foi feito pelo prefeito Audifax Barcelos (PSB) em fevereiro, e o projeto já estaria bem adiantado. O uso do Reis Magos já estava previsto para acontecer até 2020, mas Audifax quer a antecipação.

A Cesan, por meio de sua assessoria, disse que o projeto ainda está em fase de elaboração e não estipulou um prazo para a conclusão dos estudos. Por conseguinte, também não deu previsão de quando o Reis Magos poderá reforçar o abastecimento da cidade. Apenas informou que mais detalhes sobre o assunto serão divulgados posteriormente, após a conclusão dos trabalhos.

Mas o empresário e produtor rural do município, João Falqueto, alerta que além de ter um volume d´água modesto, o Reis Magos sofre influência do mar, deixando suas águas salobras até a confluência entre os rios Timbuí e Fundão, seus formadores.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás