Categories: O Nó da Gravata

Hartung X Rose I

“Quem destrava dinheiro da União para os municípios capixabas é a senadora Rose de Freitas (PMDB), e não o governador Paulo Hartung (PMDB)”. Este parece ser o recado endereçado aos prefeitos capixabas que irão votar na eleição da Amunes na próxima terça-feira (28). Isso porque esta semana, por intermédio de Rose, os prefeitos de Viana, Serra e Vila Velha estiveram em Brasília com o presidente Michel Temer (PMDB), a reunião redundou em mais recursos federais para obras nestas três cidades.

Hartung X Rose II

Marcada para a próxima terça-feira (28), a eleição da Amunes coloca em lados opostos duas chapas, uma ligada a Rose de Freitas e encabeçada pelo prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV) e da Serra, Audifax Barcelos (Rede). A outra, com DNA do Palácio Anchieta, tem o prefeito de Linhares Guerino Zanon (PMDB) como presidente. A eleição será por voto secreto, um fator que pode ser decisivo, pois, evita a retaliação à prefeitos.

Anchieta? Eu não…
Em uma reflexão dos nomes que têm à disposição em seu grupo para disputar a sua sucessão, o governador Paulo Hartung (PMDB) teria sondado o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) para ser o candidato a governador. Segundo fontes próximas ao governador, Vidigal teria declinado da ideia e mantido a sua disposição de buscar a reeleição. Vidigal inclusive vem falando que o quadro em Brasília está tão confuso e que as candidaturas à presidente da República poderão dificultar muitas alianças nos estados. Um dos exemplos citados é o do próprio PDT, que terá Ciro Gomes como o seu candidato a presidente.

Começo do fim do emprego?
Falando em Vidigal, na última quarta-feira (22), o deputado votou contra o projeto que libera a terceirização de contratações em todas as atividades, porém, a proposta foi aprovada (231 votos contra 188) e segue para sanção presidencial. Além de Vidigal, mais quatro deputados capixabas também se posicionaram contrários à matéria: Evair de Melo (PV), Givaldo Vieira (PT), Helder Salomão (PT) e Jorge Silva (PHS). Já os deputados Lelo Coimbra (PMDB), Marcus Vicente (PP) e Carlos Manato (SDD) votaram pela aprovação da proposta.

Agora é na Justiça
Um oficial de Justiça esteve na Câmara da Serra nesta quarta-feira (22), com uma convocação para os vereadores Neidia Maura (PSD), Adriano Galinhão (PTC) e Alexandre Xambinho (Rede). Os três devem ser ouvidos pela juíza Telmelita Guimarães para prestar esclarecimentos que serão anexados à ação movida pelos colegas Pastor Aílton (PSC), Nacib Haddad (PDT), Fábio Duarte (PDT) e Aécio Leite (PT), que pedem a anulação da sessão do dia 01 de janeiro, quando foi eleita a atual Mesa Diretora da Casa.

Livre, leve e solto
Por falar em Pastor Ailton, o seu posicionamento independente na Câmara parece ter incomodado a colega de plenário e de partido, Quelcia Fraga, que migrou para o bloco de apoio do prefeito Audifax Barcelos (Rede) nos primeiros dias de mandato. A vereadora procurou a direção estadual da legenda para pedir que intervisse junto ao colega Pastor Aílton para que este fosse mais moderado nos discursos e adotasse uma postura menos crítica em direção ao Executivo. Ocorre que o pastor é presidente do PSC na Serra e a direção estadual informou que o parlamentar tem liberdade para se posicionar da forma que acreditar ser melhor ao seu trabalho de legislador.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

11 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

11 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás