Categories: Política

Hartung vai à Justiça para garantir nova ferrovia no Espírito Santo

Em entrevista coletiva, o governador Paulo Hartung (MDB) reafirmou que vai recorrer à Justiça para garantir a nova ferrovia no Espírito Santo. Hartung não poupou críticas ao Governo Temer (MDB) e reclamou da falta de diálogo com o Estado diante das contrapartidas para a renovação da concessão da Ferrovia Vitória-Minas.

Com a ação na Justiça Federal, Hartung pretende suspender a decisão da União que prevê como contrapartida a construção da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico) e sinalizou que o investimento para os capixabas poderia vir da renovação de outras concessões.

Para o governador capixaba, a decisão de condicionar a renovação à construção da Fico foi política, não respeitando critérios legais e técnicos previstos na Lei 13.448/2017, que estabelece diretrizes gerais para prorrogação e relicitação dos contratos de parceria nos setores rodoviário, ferroviário e aeroportuário, e defendeu que os valores da renovação sejam aplicados na ferrovia Vitória Minas.

“No nosso entendimento, por tudo que estudamos, só faz sentido essa renovação da concessão se os investimentos forem aplicados na própria Ferrovia Vitória-Minas. Além disso, também vamos questionar na justiça o valor que está estabelecido para a renovação. Tudo tem sido feito muito rápido sem a apresentação de estudos”.

O governador falou ainda que a ação na Justiça tem por objetivo defender os direitos dos capixabas. 

“Queremos garantir que parte deste recurso da renovação desta concessão venha para infraestrutura no Espírito Santo. A possibilidade da Vale deixar um legado para o Estado é agora. Se não acontecer, não teremos acesso. É profundamente injusto se não ocorrer. Em um momento que podemos receber investimentos estruturantes, o Governo Federal quer direcionar para outra região do país. Isso não é justo com os capixabas”, reclamou.

A reportagem acionou a assessoria da Vale sobre o assunto. Em nota, a empresa informou que está participando do processo de prorrogação antecipada das suas concessões ferroviárias que expiram em 2017.

“A aprovação para a prorrogação antecipada das concessões será submetida ao Conselho de Administração após a análise das contrapartidas requeridas pelo Governo Federal, a serem oficializadas após a etapa de audiências públicas. A Vale manterá o mercado informado caso haja qualquer nova informação relevante relacionada a tal processo”.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás