Categories: Política

Hartung diz que Estado está pronto para decolar

O governador discursou por quase 5 horas sobre as finanças capixabas na Assembleia. Foto: Divulgação

De erros do último governo e conjuntura econômica adversa para um salto do Estado como referência e vanguarda nacional pronto para decolar. Assim foi o eixo da prestação de contas do governador Paulo Hartung (MDB) na Assembleia Legislativa. Por quase 5 horas discursou sobre as finanças capixabas e as ações de governo, além de responder aos 30 parlamentares, nessa quarta-feira (28).

Hartung começou o discurso mencionando “erros da gestão passada” (Renato Casagrande – PSB), como o “aumento da folha em mais de 60%” e a peça “orçamentária inchada”.

Apontou que no início do mandato havia um cenário econômico complicado, com a crise hídrica, a paralisação da Samarco e a “desorganização do setor de petróleo e gás” e perdas de receita.

O governador defendeu que a crise foi “mais severa e complexa do que a dos outros estados”. Porém, disse que a saída da crise foi através de um ajuste fiscal “duro” e “necessário” e o estado “pisou no freio”.

Destacou projetos como a Escola Viva, Ocupação Social, Reestruturação da saúde, o Programa Reflorestar, Águas e Paisagem e as construções de barragens, entre outros.

Hartung afirmou que o ES “é referência em gestão pública” e “vanguarda nacional” e que está pronto para decolar na “retomada do desenvolvimento do país”. Fez várias alusões à situação financeira do Rio de Janeiro e defendeu a volta da Samarco e a “punição aos responsáveis”.

A única menção direta sobre a Serra foi em réplica ao deputado Bruno Lamas (PSB) que perguntou sobre investimentos na Rodovia ES-010 e no Contorno do Mestre Álvaro. Hartung disse que fará um convênio de R$ 10 milhões para a via e sobre o Contorno do Mestre, afirmou que esteve com o presidente Temer para pedir celeridade e que as desapropriações dos terrenos já estariam concluídos. 

Nem o governador e nem os deputados tocaram explícitamente no assunto da paralisação da Polícia Miliar em fevereiro de 2017, fato que marcou profundamente os capixabas e causou muitas perdas de vidas e econômicas.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Prefeitura abre novo processo seletivo para professores com salários de R$ 6.988

A Prefeitura de Vitória abriu as inscrições para um novo processo seletivo que visa a contratação de professores. A seleção…

31 segundos atrás

Veja Vídeo | Caminhão-tanque pega fogo em posto de gasolina

Um caminhão-tanque pegou fogo em um posto de gasolina na noite desta segunda-feira (6) no Jaçanã, zona norte de São…

21 minutos atrás

Mais de 400 alunos iniciam as aulas no pré-Enem gratuito da Serra no sábado

Mais de 400 alunos começarão a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Serra. Neste sábado…

21 minutos atrás

“Não podemos brincar com o futuro da Serra”, diz Weverson, pré-candidato de Vidigal

Na manhã desta terça-feira (07), o prefeito Sergio Vidigal deu início ao planejamento estratégico para o período de 2024-2044. O…

31 minutos atrás

Três equipes capixabas participam do Brasileiro Interclubes de Basquete, na Serra

Principais equipes de basquete de base do Espírito Santo, Saldanha da Gama, Álvares Cabral e Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf) disputam,…

1 hora atrás

Claudia Raia diz ser favorável à legalização do aborto

FOLHAPRESS Entrevistada por jornalistas do programa da TV Cultura Roda Viva, a atriz Claudia Raia, 57, disse que é favorável…

1 hora atrás