Categories: Política

“Há um bom indicativo de que não deverá ser um cenário de terra arrasada”, diz Carlos Rafael, presidente da Junta Comercial do ES

Carlos Roberto Rafael é o presidente da Junta Comercial do Espírito Santo. Foto: Reprodução – arquivo pessoal

Registros rápidos, menos burocráticos e com baixo custo. A Junta Comercial do Espírito Santo (JUCEES) segue com as atividades de registros de empresas, por meio do moderno moderno sistema de informação que permite o compartilhamento de dados entre a Junta, a Receita Federal, a Secretaria de Estado da Fazenda e todas as cidades do Espírito Santo.

O registro de empresas é um dos vários processos que podem ser feitos de forma digital no site da Junta. Essa “digitalização” permitiu uma rápida adequação à pandemia de COVID-19. Mesmo com a maioria dos servidores trabalhando em Home Office todos os serviços continuam sem interrupção. 

Segundo o presidente da JUCEES, Carlos Roberto Rafael, a Junta é uma autarquia do Governo do Estado que trata e cuida dos registros empresariais na essência, totalidade.

“A gente cria, faz aberturas de empresas, baixas de empresas, alterações contratuais, registros de atas e tudo o que acontece com o setor empresarial, cooperativo, S/A, ME, LTDA. Todo tipo de empresa passa, nas suas construções e nas suas mudanças pela Junta Comercial, que tem  papel de coordenar o ambiente de negócios, oferecendo dados para a Secretaria de Desenvolvimento, ligados nós somos à Secretaria de Fazenda. Nós somos a primeira perna de entrada de demandas dos futuros e atuais empresários”, explicou.

Sobre o potencial da JUCEEES, Rafael disse que está entre as três melhores, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, em eficiência e resultados.

“Somos totalmente online. Estamos passando por esta crise sem fechar um dia; cumprindo o decreto do Governo do Estado, sem infringência ou omissão. Estamos crescendo bastante na nossa proposta, que é o deferimento automático, as análises automáticas. Temos entregado CNPJs em menos de um minuto. Mesmo com esses resultados, o nosso tempo médio no Espírito Santo é de 30 horas, em média, dos casos mais simples aos mais complexos”, disse ele.

O presidente disse ainda que existem escritórios regionais da Junta, como no Faça-Fácil de Cariacica, em Cachoeiro, em Colatina e em Linhares, com abrangência nos 78 municípios.

“Acima de tudo, temos o trabalho de ser cada vez mais um facilitador para os empreendedores do nosso estado. Estamos caminhando em passos largos no sentido da modernização”.

Sede da JUCEES, em Vitória. Foto: Divulgação

Sobre as perspectivas pós-pandemia, disse que ainda é uma incógnita. “Não há ainda um sinal na Junta de diminuição drástica de abertura de empresas; não há de fechamento drástico. O que a gente vê é que tudo pode ser uma oportunidade; daqui a pouco pode até ampliar, os negócios não vão parar. O Espírito Santo tem sofrido, assim como outros estados, mas o governador [Renato Casagrande] tem tocado com equilíbrio, com moderação; tem se orientado com a ciência, com a estatística, junto com a equipe, com muita moderação”, detalhou.

E disse mais. “A doença está avançando, segundo técnicos cientistas, dentro de um patamar controlado. Vai sair um novo decreto abrindo talvez quase que a totalidade das atividades, obviamente com regras e regulamentações. O Estado é uma terra controlada, pacificada na política e eu tenho muito otimismo. Há um bom indicativo de que não deverá ser um cenário de terra arrasada”, acrescentou.

JUJU Responde

A junta ainda na sua busca incansável com ajuda de seus servidores, desenvolveu o primeiro chat bolt do Estado para interagir e para atender as dúvidas mais comuns dos nossos usuários. “A Junta tem o site, a página, o ‘Fale conosco’, via email e outros, tem atendimento telefônico, atendimento presencial, o Simplifica Rede SIM e tem o primeiro robô, desenvolvido por 3 servidores da Junta, e resolveram dar o nome de Juju; que aprece  na página para responder às perguntas mais corriqueiras que são feitas normalmente. Com menos de seis meses contribuiu com mais de 120 mil interações com internautas”, contou.

Certificação digital 

Já era possível tramitar processos de pessoas que tinham certificação digital, porém, a JUCEES decidiu que seria necessário criar novas formas de recepção para que pessoas sem certificação digital não precisassem se deslocar até a Junta. 

Mesmo com essas medidas a sede da JUCEES em Vitória permanece aberta, assim como as unidades de Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, seguindo as normas de segurança para evitar o possível contágio de COVID-19.

A emissão de certidões de qualquer tipo está normalizada no site da JUCEES. Todos os prazos para cumprimentos de exigências de processos e livros mercantis foram adiados até a volta da normalidade. 

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

9 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

11 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

16 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

18 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

19 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

20 horas atrás