Categories: Meio Ambiente

Há três dias óleo não é avistado em praias da Serra, diz secretária

Segundo Áurea, só foi encontrado óleo na região de Jacaraípe, onde foram recolhidos 1,1 kg do produto misturado com areia, sal e outros materiais. Foto: Divulgação/Prefeitura

Desde que fragmentos de óleo apareceram na última sexta (15) e sábado (16) na região de Jacaraípe, a substância não foi mais encontrada nos 23 km de praias da cidade. A informação é da secretária de Meio Ambiente da Serra, Áurea Galvão.

Segundo Áurea, o monitoramento do litoral continua, com especial atenção às desembocaduras dos rios, onde a maré pode levar o contaminante para manguezais e até em pontos de abastecimento de água à população, como no caso do rio Reis Magos.

A secretária explicou que fragmentos foram encontrados apenas em pontos de Jacaraípe e Costabela. Na sexta-feira (15) um fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) havia informado sobre aparição da substância em Marbela, região de Nova Almeida, mas Auréa disse não proceder.

Aurea Galvão é Secretária de Meio Ambiente do município. Foto: Prefeitura da Serra/Jansen Lube

Aurea informou ainda que na sexta (15) foi coletado 1 kg de material, mas que estava muito misturado a areia, sal, matéria orgânica e até sedimentos despejados pelos rios, uma vez que houve muita chuva na véspera.  “Foi o óleo coletado com esses outros materiais na sexta-feira que a Marinha confirmou, após analisar em laboratório, ser o mesmo contaminante que atinge as praias do Nordeste”, frisa.

No sábado, a secretária afirmou que foram coletadas apenas 100 gramas de material, também na região de Jacaraípe. Essas amostras estão em análise. “Não foram encontrados mais fragmentos no domingo (16), na segunda (17) e na terça (18)”, frisou.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Vereador vai disponibilizar livro sobre surdos em escolas públicas da Serra

Após o sucesso do lançamento do livro "Brilho Interior", em abril, quando foram distribuídos mais de 300 exemplares, o vereador…

3 horas atrás

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

5 horas atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

5 horas atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

5 horas atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

5 horas atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

5 horas atrás