Categories: Esporte

Há 18 anos Serra fazia história contra o Fluminense no Maraca

Pelo quadrangular final da Série C do Brasileirão de de 1999, o Serra se impôs contra o Fluminense no Maracanã por 2×1, única vitória de um time capixaba no estádio. Foto: Divulgação

Thiago Albuquerque

Exatamente nesta sexta-feira (15) faz 18 anos que futebol da cidade conseguiu sua maior façanha. Em 15 de dezembro de 1999, há 18 anos, o Serra Futebol Clube fazia história ao vencer o Fluminense por 2×1 no maior estádio do Brasil, o lendário Maracanã.

O jogo era válido pelo quadrangular final do Campeonato Brasileiro da Série C daquela época. O tricolor capixaba teria sido vice-campeão, atrás do próprio Fluminense, mas perdeu três pontos por escalação irregular de jogador e terminou em terceiro. Mesmo assim conseguiu o acesso para disputar a Série B do Brasileirão no ano seguinte.

Dos personagens daquele jogo, dois se destacaram. O meia Joelson, que entrou sozinho na área, chutou cruzado e abriu o placar. O tricolor carioca empatou de pênalti. No segundo tempo, numa cobrança de falta, o meio campista Agnaldo soltou um “canhão” e o goleiro Diogo do tricolor carioca engoliu um “frango” daqueles: Serra 2×1.

Joelson relembra o momento relata o bom ano que o Serra teve em 99. “O Serra era campeão capixaba, com um time forte e, além disso, o time foi inteligente em montar uma seleção com jogadores capixaba para disputar a Série C, com jogadores do Linhares, Castelo, Desportiva, coisa que ninguém havia feito aqui. O grupo era muito unido. E o gol que eu fiz no Maracanã, até hoje no ES a torcida lembra nas ruas”, conta orgulhoso.

Autor do ‘canhão’ que resultou no 2º gol do Cobra-Coral no Maraca, Agnaldo também guarda lembrança especial da partida e da campanha do Serra em 1999. “Nós tínhamos jogado dois jogos já contra o Fluminense na primeira fase e perdido. Na fase final nós estávamos mais preparados e concentrados. Conseguimos vencer e no último jogo contra eles empatamos aqui no Engenheiro Araripe por 2×2. Jogar pelo Serra é diferente”, frisa.

Comandante do Serra naquela campanha, o treinador Cosme Eduardo lembra que aquela foi a única vitória de um time capixaba no Maracanã. “Marcou muito, não só o Serra, mas o futebol capixaba. O grupo era guerreiro, experiente. A gente contava com jogadores de renome”, conta.

Planos para 2018

Nesta segunda (18), o Serra fará às 19h, a apresentação oficial do elenco no Ginásio da Serra-Sede. No ano que vem, a competição mais importante do Serra é o Estadual da Série A, que dá passaporte para o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil de 2019 ao vencedor. E a estreia está marcada para o dia 20 de janeiro, às 17h, contra o Espírito Santo, no estádio Kleber Andrade. 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

4 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

5 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

5 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

6 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

8 horas atrás