Categories: Notícias

GVBus diz que assaltos estão diminuindo nos ônibus do Transcol

De acordo com a GVBus, em comparação ao ano passado, houve diminuição nos assaltos realizados nos coletivos. Foto: Gabriel Almeida

Além das imensas filas e da superlotação dos ônibus do Transcol, os passageiros capixabas que precisam utilizar os coletivos para se locomoverem tem que lidar diariamente com o medo de assaltos dentro dos veículos. Apesar disso, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) afirma que essas ocorrências vem diminuindo neste ano.

De acordo com o sindicato, as empresas que operam o sistema registraram uma queda de 49,2% nas ações contra o caixa dos coletivos. Os dados fazem a comparação entre os registros de janeiro a setembro de 2018 e o mesmo período de 2019. Vale destacar que os dados são apenas para assaltos onde os criminosos roubaram o dinheiro que fica na cabine do cobrador.

Ainda segundo o GVBus, o número de assaltos a ônibus registrados pelas empresas que operam o Sistema Transcol caiu em 49,2% em 2019. Entre janeiro e setembro desse ano, foram registrados 184 assaltos. No mesmo período do ano passado, a marca foi de 362 ocorrências. Se compararmos com 2017, essa queda é ainda maior: 61,8% (482 assaltos no período).

O GVBus afirma ainda que a queda pode estar associada às ações da polícia, e também de algumas ações do Sindicato. “Dentro do que cabe às empresas operadoras, os consórcios investem em parcerias com o setor público e em tecnologias com o intuito de inibir a ação de criminosos e aumentar a sensação de segurança dentro dos coletivos”, afirma a assessoria de imprensa do sindicato.

Catracas altas e imagens de videomonitoramento

O sindicato diz que dentre as ações que podem ter feito essa diminuição acontecer, estão o encaminhamento de imagens de crimes registrados dentro dos ônibus para a polícia e a instalação de catracas duplas, que reduzem em até 92% o número de pulos, inibindo assim, a ação de criminosos.

Entre 01 de janeiro a 24 de outubro, foram registrados 16 assaltos aos ônibus equipados com a roleta alta. O que representa apenas 7,51% dos crimes. Hoje, o Sistema Transcol conta com 360 ônibus com o equipamento instalado.

“É importante ressaltar que esses números são referentes aos boletins de ocorrência registrados pelas empresas. Estas, inclusive, comunicam todos as ocorrências envolvendo o caixa, motorista e cobradores para a Polícia Civil”, explica o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

O diretor destaca ainda que é muito importante que os passageiros façam o mesmo, com o objetivo de ajudar a Secretaria Estadual de Segurança Pública – Sesp a realizar ações de prevenção e combate a esses crimes contra o transporte coletivo e contra os cidadãos que dependem dele para se locomover.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

45 minutos atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

45 minutos atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 hora atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

4 horas atrás

Estado abre concurso público com 600 vagas e salários de R$ 1.890 a R$ 8.013

O Governo do Estado anunciou, através da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, a abertura de um…

5 horas atrás