Categories: Mestre Álvaro

Guerras rumo à Assembleia

Yuri Scardini 

Apertos e desapertos nas chances eleitorais de conhecidos candidatos da Serra a deputado estadual. Após as tratativas das coligações, há certa apreensão, já que as condições de eleição foram um pouco dificultadas para grande parte das lideranças locais.

A se começar pelo PSB do deputado Bruno Lamas. O partido coligou com o PSDC que tem Euclério Sampaio, que em 2014 fez 23 mil votos. Estima-se que Euclério cresça, uma vez que politicamente se juntou com o deputado Josias da Vitória (candidato a federal), que deve carregar votos no interior para Euclério.

Paralelamente a isso, o PSB conta com Sérgio Mageski que desceu da candidatura de senador e vai disputar a reeleição de estadual, o deputado Freitas, forte no norte do ES, e alguns candidatos que podem surpreender, como Antônio da Emater, ex-prefeito de Pinheiros entre outros. Estima-se que essa coligação faça três, então será briga de foice.

Outra apertada é a ex-deputada Sueli Vidigal. Ela ficou na chamada ‘chapa da morte’. Com PDT, DEM, PPL e PSD, a chapa está pesada e conta com nomes com Marcelo Santos, Enivaldo dos Anjos, Ismael Almeida, Theodorico Ferraço e a própria Sueli. Estima-se que a chapa faça 3 nomes, e é possível que candidatos com 25 mil votos não se elejam nesse contexto.

Difícil também ficou para a Rede. No chapão com Podemos, Patriota, PMN e PRTB, a Rede terá que se superar, uma vez que a chapa pode chegar a 3 vagas, mas com Janete de Sá, Rafael Favatoo e Marcos Bruno na disputa, as lideranças da Serra podem ter dificuldades de eleição, e vão ter que superar a barreira dos 20 mil votos para ter chance.

Situação um pouco mais confortável está Jamir Malini (PP). O partido coligou com o Pros e há a expectativa de fazer duas vagas. Além de Malini, nessa chapa está à deputada Raquel Lessa, e olha-se com certa atenção para Renzo Vasconcelos. Herdeiro da família dona da UNESC e muito forte em Colatina. A briga deve ficar nesses três nomes para duas vagas.

Já o PSDB, de Vandinho Leite, está bem acomodado com o PSC, do vereador da Serra, Aílton Rodrigues. Essa pode fazer três nomes, e Vandinho é cotado para liderar os votos, e até mesmo Aílton tem boas chances de eleição.

Acredita-se que será alta a renovação política na Assembleia. Candidatos fora dos ‘favoritos’ podem surpreender e o eleitor está instável e deve haver grande número de abstenções.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

12 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

15 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

20 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás