Categories: Mestre Álvaro

Guerra da Mesa sem povo

Yuri Scardini 

Restando pouco mais de 20 dias para a eleição da Câmara da Serra, governistas e oposição fazem e refazem suas contas de número de aliados, diariamente e mais de uma vez. E como não poderia ser diferente na Serra, as contas logicamente não batem entre si, pois há uma massa de vereadores em jogo duplo e prontos para pularem onde for mais oportuno. Já a população, aparentemente alheia a tudo isso, segue em segundo plano na agenda legislativa.

Na prática, ambos os grupos possuem números bem similares, e aparentam uma convicção de vitória incongruente com a realidade parelha da disputa, muito perniciosa e fisiológica, diga-se de passagem.

Esse jogo deve durar até os últimos minutos da votação, onde as chapas vão precisar do voto da maioria simples para vencer, ou seja, 12 vereadores. Aguarda-se ainda o desenrolar de decisões judiciais que podem ser substancialmente decisivas, tal como o retorno do suplente (da vereadora afastada Neidia Maura) Fabão da Habitação (PSD), que fecha com a oposição.

Cada voto pesa muito, e o resultado dessa disputa terá profundos reflexos na eleição municipal de 2020, quando um novo prefeito será escolhido pelos eleitores e ordenará mais de R$ 6 bilhões de orçamento público.

Mas as marcas desse “estado de sítio” que a Câmara vive deverão ficar expostas por algum tempo ainda, e o legado dessa bandalheira bisonha é o enfraquecimento da Serra enquanto unidade política capixaba e o aprofundamento de uma visão zombadeira e preconceituosa para com a maior cidade do ES.

Mas o pior sem dúvida é a quase nula visão estratégica para com a cidade, que enfrenta desafios do tamanho de Golias, como a taxação de Trump do aço brasileiro, medida que promete gerar grande dificuldade para a maior empresa sediada no município, a Arcelor Mittal. Resta rezar para que ocorra um milagre, ou, algum Davi surja.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

19 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

23 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

24 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

24 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

24 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás