Categories: Notícias

Guarda Municipal vai para a rua nesta segunda, diz secretário

Agentes da Guarda em treinamento: homens estarão nas ruas a uma semana da eleição. Foto: Divulgação

Thiago Albuquerque

Mesmo com problemas na Justiça que impedem a efetivação da Guarda Municipal Armada da Serra este ano, os agentes do curso de formação que estarão em treinamento nas ruas nesta segunda (26) vão poder prender suspeitos, caso flagrem algum crime. É o que diz o secretário de Defesa Social da Serra, que também é militar, Coronel Nylton Rodrigues.

Segundo ele, o treinamento faz parte do estágio operacional, que seguirá até o próximo dia 31 de outubro, mas só envolverá 56 dos 170 agentes aprovados no concurso.  “Os guardas vão atuar nos polos comerciais da Serra, fazendo patrulhamento preventivo a pé ou em viatura. Como é treinamento, eles não usarão arma de fogo. Na primeira semana eles vão estar no comércio de Feu Rosa, Novo Horizonte, Laranjeiras e Serra-sede. Na segunda semana em diante, vamos a outros polos”, revela Nylton.

Segundo o secretário, o foco da atuação será os crimes contra o patrimônio, como roubo a pessoa em via pública, em estabelecimento comercial, roubo e furto de veículo e a residência. “A segunda turma irá iniciar o curso de formação em novembro com 60 alunos. Eles passarão pela mesma formação da primeira turma, com três meses de curso, e a terceira turma começa em março de 2017”, detalha.
A Guarda Municipal Armada da Serra acabou virando tema de briga política entre o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e aliados do deputado federal e ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT). Os dois são os principais concorrentes na eleição do próximo dia 02 de outubro, que vai escolher o prefeito que comandará a cidade nos próximos quatro anos.

A briga esquentou quando Audifax tentou antecipar a nomeação de parte dos agentes aprovados no concurso para pôr a Guarda na rua antes do limite estabelecido pela lei eleitoral. Mas acabou barrado na Câmara pelos aliados de Vidigal. No entanto, os vereadores ligados a Audifax fizeram, sem a presença dos oposicionistas, uma sessão onde aprovaram a efetivação de parte da Guarda. O caso acabou indo parar na Justiça, que decidiu que a Guarda só poderá ir para a rua no ano que vem.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Dengue pode deixar sequelas no corpo, entenda quais são

JULIANA MATIAS O Brasil já registra mais de 4,8 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, segundo dados do…

12 horas atrás

Polícia Civil detém jovens suspeitos de roubo de veículo na Serra

Na última sexta-feira, a Polícia Civil deteve dois homens, de 23 e 19 anos, suspeitos de roubar um carro, um…

12 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra reduzem em mais de 30% pelo segundo mês consecutivo

Pelo segundo mês consecutivo, a Serra registrou redução no número de acidentes com mortes nas vias que cortam a cidade.…

13 horas atrás

Desenrola Brasil para pessoa física termina nesta segunda (20); veja como negociar dívida

  LARYSSA TORATTI Consumidores inadimplentes que desejam renegociar dívidas por meio do Programa Desenrola Brasil precisam ficar atentos ao prazo,…

14 horas atrás

Casagrande está no auge da sua vida pública e é hegemônico dentro das linhas da democracia

Em 2010, Renato Casagrande (PSB) foi eleito governador do Espírito Santo pela primeira vez, vencendo a disputa no primeiro turno…

14 horas atrás