Categories: Notícias

Guarda Municipal da Serra vai para as ruas amanhã… desarmada

A guarda irá para as ruas somente com coletes a prova de bala. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento

Após o colapso da segurança pública, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), anunciou na última quarta (08) a nomeação de 56 agentes da Guarda Municipal Armada. Estes agentes devem estar atuando nas ruas da cidade amanhã (10), porém estarão desarmados. Apesar da ação, outros aprovados no concurso, realizado em 2016, cobram mais nomeação e dizem que o número não é suficiente.

Segundo um dos agentes aprovados, que não quis se identificar, a primeira turma irá para as ruas sem armas. “Usarão apenas um colete, pois a prefeitura não conseguiu a liberação junto à Polícia Federal para que portemos armas. Os documentos para tal liberação foram entregues pelos aprovados em outubro de 2016. Mas a administração não providenciou o porte e a guarda atuará sem armamento”, disse. 

O agente acrescentou que com parte da primeira turma confirmada para atuar a partir de amanhã (10), a preocupação é com o tempo de espera dos outros, que já aguardam desde o ano passado.

“A situação da segurança está caótica e é preciso convocar os outros agentes, um total de 114. Como patrulhar uma cidade com 56 agentes desarmados?”, questiona. E acrescenta: “Os aprovados estão descrentes com datas passadas pela prefeitura, mas que não são cumpridas. A única coisa que nos passam é que existe um impasse de contrato com a Funcab (responsável pelo concurso), e que não tem previsão para que seja solucionado, o que gera descontentamento e desconforto”. 

Ele comentou ainda a importância da atuação da Guarda, a exemplo do que ocorre nos municípios de Vitória e Vila Velha.

Em nota, a Prefeitura da Serra informou que até as 14h30 desta quinta-feira, 40 aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal da Serra havia entregue a documentação à prefeitura. Destes, 39 estão aptos para tomar posse do cargo e iniciar as atividades nesta sexta-feira. Inicialmente o efetivo começa a atuar sem arma de fogo e por isso vai atuar em conjunto com outros agentes de segurança. O porte de arma institucional é individual e é fornecido pela Polícia Federal, cumprindo as exigências estabelecidas em Lei.

A equipe de administração recebe os documentos dos convocados nesta quinta até às 18 horas. Na sexta, o atendimento será de 8 às 12 horas, no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

34 minutos atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

2 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

3 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

4 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

4 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

5 horas atrás