Categories: Política

Guarda Municipal da Serra denuncia descaso e ameaça greve

Agentes da Guarda em treinamento. Foto: Divulgação

Agentes da Guarda Municipal realizaram mais uma manifestação nesta quarta-feira (16), em frente à Prefeitura da Serra. Alegam o descumprimento por parte da administração municipal da Lei Federal que regulamenta a Guarda Armada.  

“Estamos sem horário de almoço, sem HTs (rádio comunicador); efetivo insuficiente, sem base. Estamos protestando diante da falta de respeito por parte da Prefeitura da Serra. Policiais militares que atuam no videomonitoramento (supervisores da guarda) estão pressionando o grupo com regime semelhante ao militarista. Além disso, o número de agentes é totalmente insuficiente para cobrir uma cidade como a Serra”,  disse um agente que não quis se identificar. 

O presidente do Sindicato dos Agentes Municipais do Espírito Santo (Sindagente), Anselmo Mariano de Souza os guardas, reafirma que os agentes não estão tendo horário de almoço. “O almoço dos agentes é na rua e dentro das viaturas. Isso deveria ser portanto remunerado ou convertido em banco de horas, já que as vezes não é possível fazer o horário de almoço devido algum chamado”, afirma.

Confira outras reivindicações dos agentes:

1- Mau funcionamento dos HTs (Rádios)

2-Reunião da Prefeitura com o sindicato

3-Escalas especiais

4- Auxílio fardamento

5- Horário de almoço

6- Periculosidade em cima do salário base da guarda e não do menor salário do município.

Sobre a questão dos rádios, o secretário adjunto da Secretaria de Defesa Social, coronel Reginaldo Silva, disse que os rádios não estão quebrados. “Nós temos alguns pontos no município onde a comunicação se torna difícil que são as áreas de sombra. Estamos mudando nosso sistema de comunicação e com esse novo sistema teremos uma melhora na qualidade do sinal”, explica.

Já sobre a questão da periculosidade o secretário disse que “o município está pagando a eles o que está previsto em lei”, afirma. O secretário ainda disse que o projeto auxílio fardamento já foi encaminhado para a Câmara de Vereadores.

Sobre o horário de almoço, o secretário ainda disse que o guarda escolhe onde ele vai se alimentar. “Eles recebem o ticket alimentação e comem onde querem”.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra para comentar se existe possibilidade de acordo diante da possibilidade de greve, mas ainda não obteve retorno. Assim que a resposta for encaminhada, haverá atualizações. 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás