Categories: Política

Grupo dos 12 bate o pé e não pretende ceder o controle da Câmara

O grupo tem se reunido periodicamente para articular uma chapa em busca do comando da Câmara em 1° de Janeiro. Foto: Fábio Barcelos

Conceição Nascimento / Yuri Scardini

Faltando pouco mais de duas semanas para a eleição da Mesa Diretora da Câmara da Serra, o placar segue desfavorável para o prefeito reeleito Audifax Barcelos (Rede). Isso porque o chamado grupo dos 12, que são os vereadores que não são do núcleo do prefeito, detém a maioria legislativa e tem se blindado no sentido de articular uma chapa para buscar o comando da Câmara. Em tese, o prefeito Audifax precisaria migrar pelo menos um dos parlamentares que compõe o grupo dos 12, já que seu núcleo de aliados é formado por 11 vereadores.

Conforme o tempo vai passando, o assédio de aliados audifistas vai se tornando mais agressivo. No entanto, membros do grupo dos 12 afirmam que permanecem fechados e não haverá dissidências.

O vereador Nacib Haddad (PDT), diz que confia no grupo dos 12 e acusa o prefeito de não respeitar a Câmara. “Confio em todos os 12 e nenhum é venal como o grupo dele é. Temos 12 pessoas de palavra e o que queremos é que ele respeite o Poder Legislativo, o que não vem fazendo. Queremos independência e ter o poder de fiscalizar. Esses 12 vereadores querem o bem para a população que mais precisa do poder público, estamos lá para isso”, disse o parlamentar.

Basílio da Saúde (Pros) tem a mesma opinião. “O grupo está bem coeso e agora não são apenas 12 vereadores, mas doze amigos. Pensamos numa Câmara conduzida pelos 12. O nome que disputará a Presidência será definido por volta do dia 25/12”, contou.

Segundo informações de bastidores, um dos vereadores que mais tem sofrido assédio é o petista Aécio Leite. Inclusive, interlocutores de Audifax estariam usando o deputado estadual Nunes (PT) para convencer Aécio a migrar para o lado governista. Porém o vereador Aécio diz que é muito difícil mudar. “Outros também são assediados, mas creio que pelo meu posicionamento político tenho sido procurado, é muito difícil fazer essa troca. Em relação ao PT, o partido jamais faria pressão para que eu migrasse de lado, pois já conhece o meu perfil”, explicou.

O outro lado

Segundo Guto Lorenzoni (PP), vereador do grupo de Audifax, existem conversas estabelecidas com parlamentares de oposição e espera-se trazer um nome de lá.  “Eu acredito, são 23 vereadores e a formatação do processo da Mesa se dará no dia 1º de janeiro. São vereadores responsáveis, que foram credenciados pelos eleitores para representa-los no Legislativo. O agrupamento é natural, mas temos canal de comunicação aberto com vários vereadores que estão lá. Da mesma forma que aconteceu várias vezes, onde o grupo estava fechado e alguns acabam saindo na última hora por entender que a proposta do outro grupo é melhor”, ponderou.

Estão no grupo dos 12 quatro reeleitos e oito novatos. Basílio da Saúde (Pros), Neidia Maura (PSD), Aécio Leite (PT), Nacib Haddad e Geraldinho PC (ambos PDT), Adilson de Novo Porto Canoa (PSL), Raposão (PSDB), Wellington Alemão (DEM), Pastor Ailton e Quélcia (ambos PSC), Fábio Duarte (PDT) e Cleusa Paixão (PMN).

Do lado do grupo dos governistas estão Miguel da Policlínica e Adriano Galinhão (ambos PTC), Guto Lorenzoni (PP), Luiz Carlos Moreira (PMDB), Rodrigo Caldeira e Alexandre Xambinho (ambos Rede), Roberto Catirica e Stefano Andrade (ambos PHS), Robinho Gari (PV),  Cabo Porto e Geraldinho de Feu Rosa (ambos PSB).

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás