Categories: Saúde

Gripe Influenza contamina 11 pessoas e mata dois moradores da Serra

Muitos casos são atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento da Serra (UPAs). Foto: Arquivo TN

Em meio à pandemia causada pela Covid-19, outro vírus também traz preocupação para a Saúde do Município. Trata-se da gripe comum, que já infectou 11 moradores da Serra este ano – sendo dois de H1N1, a conhecida gripe suína. A doença é grave e pode levar o paciente a morte, tanto que só este ano, a Influenza já matou duas pessoas na cidade. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) que já realizou a Campanha Nacional de Vacinação, em parceria com o Ministério da Saúde, em 2020.

Segundo as informações repassadas pela Sesa, de janeiro a agosto deste ano, foram 11 casos de influenza, sendo dois casos de H1N1. Também foram registrados dois óbitos por gripe, mas nenhum por H1N1, que é conhecida popularmente como supergripe. Apesar dos dados serem preocupantes, são bem menores do que os registrados no ano passado, quando foram 24 casos de influenza, sendo 9 casos de H1N1. Já o número de mortes foi o mesmo: dois óbitos, mas a diferença é que um foi por H1N1 em 2019.

Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, este ano, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe, que já foi finalizada. A medida foi tomada, pelo então ministro da Saúde, Luiz Carlos Mandetta, para auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus, que afetou o mundo inteiro e continua matando quase mil pessoas por dia no Brasil.

Segundo especialistas, o vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

2 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

7 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

23 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás