Categories: Notícias

Grávida de Jacaraípe está com suspeita de zika

Dos 22 casos de suspeita de zika na Serra, está uma grávida da região de Jacaraípe. Foto: Divulgação/EBC

Por Clarice Poltronieri

Aumenta para 22 o número de moradores da Serra com suspeita de zika vírus. E um dos casos é em uma gestante que mora na região de Jacaraípe. Os outros 21 casos estão concentrados na região de Civit, Castelândia e Grande Jacaraípe.

As informações foram divulgadas na tarde desta sexta (04) pela Superintendente da Vigilância em Saúde do município, Kelly Rose Areal. Segundo ela as amostras de sangue dos pacientes estão sob avaliação no Instituto Evandro Chagas no Pará. Os resultados serão divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), mas não foi informado quando isto irá acontecer.

Sobre o caso do bebê nascido com microcefalia no hospital Jayme dos Santos Neves, Kelly reforçou que é um caso importado – a mãe veio de Guarapari –, e que está associado à contaminação pelo vírus zika.

“A gente já reconhece que o caso do bebê que nasceu com microcefalia foi por causa do zika, mas ainda estão sendo feitos alguns exames”, conta Kelly.

O zika vírus é uma doença transmitida pelo mesmo mosquito que também transmite a dengue e o chukungunya, o aedes aegipty. A única forma de combater a doença é eliminar o vetor.

Em entrevista à TV Globo, a pesquisadora do Instituto Evandro Chagas, Socorro Azevedo, confirmou que a transmissão também ocorre por contato sexual, transfusão sanguínea, aleitamento materno e durante a gestação.

O maior risco é para as gestantes, pois o vírus causa microcefalia, má formação do cérebro. Os sintomas são similares ao da dengue, mas geralmente mais fracos: dor nas articulações, dor de cabeça, febre baixa, manchas pelo corpo com coceira.

O tratamento é à base de repouso, parecetamol e dipirona para aliviar as dores e anti-histamínico para aliviar a coceira, mas o médico deve ser procurado.Os sintomas desaparecem entre três a sete dias. Nos casos mais agudos, pode levar à morte.

Risco de epidemia e situação de emergência

Por conta do risco de epidemia da doença,  o Ministério da Saúde declarou, no último dia 11 de novembro, situação de emergência em saúde pública no país. Aqui no ES, a prefeitura de Vitória também decretou situação de emergência em saúde.

No ES há 185 casos suspeitos e quatro confirmados da doença. Quatro em Vitória e um em Vila Velha.

A recomendação para grávidas é que usem repelente, roupas de manga comprida evitar locais que tenham muito mosquito e fazer pré – natal.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

11 minutos atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

38 minutos atrás

Concurso Prefeitura da Serra: 1.500 vagas para todos os níveis e salários de R$ 3.376

O concurso público da Prefeitura da Serra deve ter seu edital publicado em maio deste ano. A banca organizadora –…

1 hora atrás

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

3 horas atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

3 horas atrás