Categories: Meio Ambiente

Governo vai extinguir Instituto de Meio Ambiente

O Governo do Estado confirmou na tarde desta quinta-feira (02), que o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) será extinto. O órgão responsável pelo licenciamento ambiental, fiscalização e gestão de unidades de conservação será fundido com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

Ainda não há mais detalhes sobre a fusão. Em nota, o secretário de Meio Ambiente do ES, Aladim Cerqueira, disse que a operação não é para economizar nem gerar mais gastos, mas melhorar a estrutura gerencial. O que segundo ele irá redundar em mais agilidade e integração dos processos tocados pelo Iema.

Aladim afirma que as equipes do atual Iema serão mantidas, bem como os serviços tocados pelo órgão como licenciamento ambiental, fiscalização – dentre elas, o monitoramento da poluição do ar na Grande Vitória e autuação. O secretário acrescentou que não há data prevista para conclusão do projeto e o envio à Assembleia Legislativa.

O Instituto foi criado em 2002, no último ano da gestão do ex-governador José Ignácio Ferreira. Sua sede fica em Cariacica, numa área doada pela Vale ao estado, no bairro Jardim América.

Para o Sindicato dos Servidores Públicos do ES (Sindipúblicos) a fusão é ruim. O presidente da entidade, Haison de Oliveira, disse que se reuniu, junto com servidores do órgão, com o secretário Aladim Cerqueira na tarde de ontem (02). “Sequer nos foi apresentado um projeto escrito, só conversa genérica e sem revelar as verdadeiras intenções. Na prática essa fusão vai tirar a autonomia técnica, administrativa, jurídica e financeira do Iema, o que pode aumentar a influência política nas decisões sobre licenciamento e fiscalização”, por exemplo.

Haison também citou a preocupação com o plano de carreira dos servidores. Inclusive há uma assembléia dos servidores do Iema marcada para a manhã desta sexta-feira (03). “Serão definidas estratégias de enfrentamento político e jurídico contra essa fusão”, resume. 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

12 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

17 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

17 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

17 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

17 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

17 horas atrás