Categories: Meio Ambiente

Governo lança estudo sobre contaminação de peixes no rio Santa Maria

O rio Santa Maria na divisa entre a Serra e Vitória, às margens da Rodovia do Contorno. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Nesta quarta (16) o Governo do Estado vai apresentar um estudo sobre a saúde dos peixes que vivem no rio Santa Maria no trecho que fica próximo a foz, entre os municípios de Serra, Cariacica e Vitória.

Trata-se do Diagnóstico Ambiental de Estuários Capixabas desenvolvido pelo Instituto Aplysia, cujo objetivo é servir de referência para o monitoramento dos rios do Espírito Santo a partir dos padrões de qualidade adotados pelo governo do Canadá para avaliar os cursos d’água daquele país.

Para isto a entidade desenvolveu o projeto Peixe Guia, que analisa a saúde dos animais para saber a que tipo de poluição de estão expostos, além de revelar a quantidade dessa poluição. Assim, o Instituto e o Governo esperam vigiar a qualidade das águas, identificar e combater as fontes de poluição.  Tanto que lançaram um guia para isto na última quarta (09).

A apresentação sobre o que foi encontrado nos peixes do Santa Maria vai acontecer às 13h e 30 no auditório da Prefeitura de Vitória, no bairro Bento Ferreira. O rio abastece a zona norte de Vitória (parte continental do município), além de toda a Serra, o complexo industrial de Tubarão (Vale e ArcelorMittal), bairros de Cariacica às margens da Rodovia do Contorno e Praia Grande em Fundão.

E nesta terça (15) o Aplysia apresenta o estudo sobre o rio Benevente, que atende Guarapari na Grande Vitória. Será às 14h no auditório da Prefeitura de Anchieta, cidade do litoral sul do ES onde o rio deságua.

Na última sexta (11) o Instituto divulgou os resultados sobre o rio Jucu, manancial que abastece cerca de um milhão de pessoas entre Vitória (a parte da ilha), Vila Velha, Cariacica e Viana.

E o que encontrou no rio, no trecho entre a captação da Cesan e a Barra do Jucu, ambos em Vila Velha, não foi nada animador: além de alta quantidade de coliformes fecais (bactérias que vivem nas fezes), também foi achado metais e até cabelo humano no organismo dos peixes, indicando que estão expostos a alta quantidade de esgoto doméstico.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

10 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

12 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

17 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás