Categories: Notícias

Governo garante água para Serra até fevereiro

Captação no rio Santa Maria na região de Queimado: seca prolongada pode deixar a Serra e a região mais industrializada do Espírito Santo sem água. Foto: Arquivo TN

Mesmo se as chuvas do final de ano não vierem, o abastecimento de água na Serra está garantido até fevereiro. É o que afirma o diretor da Agência Estadual de Recursos Hídricos Paulo Renato Paim.  Mas a garantia não se estende para as indústrias da ponta de Tubarão – Vale e ArcelorMittal, principais consumidoras de água do sistema que abastece a região.

A situação do rio Santa Maria, que abastece a Serra, zona norte de Vitória, parte de Fundão e Cariacica, é dramática. Na última terça (01), a vazão era de 3,8 mil litros por segundo, índice considerado nível crítico. Só a captação para a Grande Vitória, gira em torno de 3 mil litros por segundo.

Segundo Paim, desde os primeiros meses do ano a represa da hidrelétrica de Rio Bonito, da EDP Escelsa, passou a reservar água para abastecimento – são 27 bilhões de litros. A represa fica em Santa Maria de Jetibá, na cabeceira do rio Santa Maria.

Essa foi uma medida tomada pelo governo estadual com anuência do governo Federal para garantir água para a zona norte da Grande Vitória. “Como a prioridade é o abastecimento humano, caso não chova, as indústrias podem ser prejudicadas”, frisa.

Desde fevereiro último a Cesan reduziu o fornecimento de água para Vale e ArcelorMittal, de  de mil litros por segundo para pouco mais de 600 litros. Outra medida foi a antecipação do projeto de captação de água no rio Reis Magos, na região de Putiri, Serra.

Segundo a assessoria de imprensa da Cesan, o edital para contratar a empresa que fará as obras foi lançado há duas semanas. A presidente da empresa, Denise Cadete, disse que o novo sistema inclui uma estação de tratamento de água, além de cerca de 15 km de adutoras que levarão a água para um reservatório na Serra – Sede. O custo estimado das obras é de R$ 69 milhões.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

9 minutos atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

54 minutos atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

1 hora atrás

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás