Categories: Meio Ambiente

Governo constata poluição do mar na região de Itaúnas

 

A mancha apareceu próximo à praia no início de abril. Foto: Divulgação/Henrique Figureiras

Nem um dos mais remotos e paradisíacos balneários do Espírito Santo, a praia de Itaúnas, consegue escapar da poluição das águas. É que técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) encontraram as substâncias nitrato e fósforo em quantidade acima do normal, nas águas do mar. Também foi constatada presença de ferro acima do esperado.

De acordo com a assessoria de imprensa do Iema técnicos do órgão recolheram amostras de água na região após o aparecimento de uma mancha, no início de abril. A princípio os moradores da região acharam que a substância estaria associada a lama de rejeitos da Samarco (Vale + BHP). Mas segundo o Iema a mancha, que tem o aspecto de espuma amarronzada, é provocada pela proliferação excessiva de cianobactérias. O fenômeno é conhecido como “bloom”.

O órgão atribuiu o fato à presença dos nitratos e fósforo, que funciona como adubo para as cianobactérias, além da baixa circulação de ventos, que deixa o mar quase parado. E não descartou que o ferro encontrado tenha origem na lama de rejeitos da Samarco, que há seis meses desce pelo rio Doce até o litoral capixaba. Nem que a presença da lama também tenha ajudado a desencadear o fenômeno.

Na foz do rio Itaúnas, que fica cerca de 12 km ao sul da praia, além das substâncias já citadas, também foi encontrada grande concentração de Escherichia coli, bactéria presente no lançamento de esgoto.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás