Notícias

Governo abandona obra, perde posse do terreno e Faça Fácil da Serra é inviabilizado

Abandonada desde 2015, a obra do Faça Fácil da Serra não deve sair do papel. Isso porque o Governo do Estado perdeu a posse do terreno por descumprir uma cláusula que determinava o prazo para construir a unidade. Com isso, o terreno – que fica atrás do Terminal de Laranjeiras, volta para a Prefeitura do Município, que deverá dar outra destinação para o local.

De acordo com a Prefeitura da Serra, a Lei que autorizou a doação do terreno para o Estado previa cancelamento automático da parceira caso o Governo não executasse a obra em um prazo de 4 anos. A Prefeitura confirmou que a propriedade do terreno pertence novamente a ela e que está estudando “as melhores opções para destinar a área”.

A obra do Faça Fácil – orçada em R$ 29 milhões, iria ser feita através de um convênio entre a Prefeitura e o Estado. O Município ficou responsável por doar o terreno de 7 mil m² e o Estado deveria construir a unidade.

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos, que é a responsável pela obra, não informou se vai retomar a construção e disse que “está negociando questões contratuais do projeto junto à concessionária responsável”. A secretaria ainda culpou o Governo de Paulo Hartung por não ter entregado o Faça Fácil da Serra. Questionada quando a obra iria ser iniciada, a pasta não quis responder.

Obra quase foi iniciada

Quando a construção foi anunciada, a empreiteira responsável pela obra, Concessionária Faça Fácil Cidadão S.A, chegou a cercar o terreno que fica próximo ao Terminal de Laranjeiras para começar a construir empreendimento.

Em 2018, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) disse que o motivo da obra não ter acontecido foi o cenário de crise econômica enfrentado desde o início de 2015. Com isso o governo (gestão de Hartung) teve que realizar uma mudança no cronograma de implantação e operação do Faça fácil Serra.

Na ocasião, a secretaria ainda disse que estava construindo junto com a concessionária os termos para um ajuste do Contrato de Concessão Administrativa que contemplará a reprogramação do início das obras, mas não deu um prazo para o início das obras.

Agora em 2019, o Governo Casagrande culpou a gestão do ex-governador Paulo Hartung pela obra não ter sido finalizada. Em nota enviada para o TEMPO NOVO, não quis informar se iria construir a unidade na Serra, mas disse que “está negociando questões contratuais do projeto junto à concessionária responsável”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

5 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

6 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

18 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

20 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

1 dia atrás