Categories: Amar é o Bicho

Governador garante inclusão de política de proteção animal no Plano Plurianual

A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (10), no Palácio Anchieta. Foto: Divulgação

O governador Renato Casagrande (PSB) recebeu protetores independentes, ongs, representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Ordem dos Advogados do Brasil, membros de conselhos municipais, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo e a deputada estadual Janete de Sá (PMN) na manhã desta terça-feira (10), no Palácio Anchieta, em Vitória. Na pauta, a causa animal.

A reunião aconteceu via pedido da presidente da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais, Janete de Sá (PMN) e focou questões emergenciais como castração, alimentação, medicação, abrigo e vacinação de animais de rua, semidomiciliados e de animais que estão sob a guarda de tutores de baixa renda. “Essa reunião foi um marco, uma vez que o governador se comprometeu de imediato a construir uma pauta eficaz no tocante à proteção animal. Foi o momento em que apresentamos uma proposta de emenda ao Plano Plurianual (PPA), estabelecendo programa, objetivo, público-alvo e ações para garantir o bem-estar animal”, destacou a deputada.

Segundo a deputada, o governador sinalizou positivamente com a inclusão de questões emergenciais e permanentes no PPA (Plano Plurianual), por meio de ações que vão ser coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Comunicação, que vai realizar campanhas de conscientização nas escolas e na sociedade civil.

Outra definição da reunião foi a criação de um grupo com representantes da causa animal, CPI, MPE e membros do Poder Executivo Estadual para construção do programa de castração, vacinação, ataque às zoonoses e bem-estar animal.

O que é PPA?

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento previsto no art. 165 da Constituição Federal, destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos da República. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 (quatro) anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

11 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

17 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

18 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás