Categories: Política

Givaldo e Coser empatados na corrida pelo comando do PT no Estado

Os dois disputam voto a voto o apoio de delegados do partido para as eleições do próximo fim de semana. Cada um conta com 125 nomes na corrida

Givaldo recorreu à direção nacional para garantir seus votos. Foto: Divulgação
Coser busca permanecer na Presidência do partido. Foto: Divulgação

Conceição Nascimento:

 

A menos de uma semana da etapa estadual do Processo de Eleição Direta (PED) do PT, a Direção Nacional do Partido atendeu, em parte, ao recurso do grupo liderado pelo deputado federal Givaldo Vieira e validou a votação de dois municípios, de um total de oito anulados. A disputa estadual, que colocará em palanques opostos o deputado e o atual presidente da legenda, João Coser, está marcada para o próximo fim de semana, dias 5 e 6 de maio, em Vitória.
Com a decisão da Nacional, dos 250 nomes aptos a votar na disputa estadual, Givaldo passa a contar com 125. Este número é exatamente igual ao do grupo de Coser, e a meta de ambos agora é não sofrer nenhuma baixa até o dia da eleição.
A corrida para o comando do PT estadual tem como pano de fundo a relação do partido com o Governo Paulo Hartung (PMDB). O grupo de Coser defende a permanência de integrantes do partido no staff de Hartung, enquanto Givaldo quer desembarcar do governo peemedebista.
O caso:
Sob a justificativa de irregularidades na etapa municipal, em nove de abril, a Executiva estadual do PT invalidou os votos de oito municípios (Águia Branca, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Governador Lindenberg, Ibatiba, Brejetuba, Pinheiros e Santa Teresa), o que motivou o recurso à nacional.
Na etapa municipal, Givaldo Vieira, cotado para a Presidência Estadual do partido, alcançou a maioria dos votos 2.648 (51%); seguidos pela chapa do deputado Nunes, com 1.477 votos (28%) e a de João Coser, atual presidente, que levou 1.039 votos (19.87%).
Na noite de 18 de abril, a Executiva estadual do partido deliberou a anulação dos votos em oito municípios capixabas Com isso, Givaldo perdeu o status de favorito e amargou a redução do seu percentual para 48%, contra o ex-prefeito de Vitória, João Coser, que totaliza 20.83% e Nunes, que soma agora 30.7%. Agora, ambos estão com o mesmo número de delegados.
Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

1 hora atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

4 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

9 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás