Givaldo e Coser empatados na corrida pelo comando do PT no Estado

Os dois disputam voto a voto o apoio de delegados do partido para as eleições do próximo fim de semana. Cada um conta com 125
Compartilhe:
Givaldo recorreu à direção nacional para garantir seus votos. Foto: Divulgação
Coser busca permanecer na Presidência do partido. Foto: Divulgação

Conceição Nascimento:

 

A menos de uma semana da etapa estadual do Processo de Eleição Direta (PED) do PT, a Direção Nacional do Partido atendeu, em parte, ao recurso do grupo liderado pelo deputado federal Givaldo Vieira e validou a votação de dois municípios, de um total de oito anulados. A disputa estadual, que colocará em palanques opostos o deputado e o atual presidente da legenda, João Coser, está marcada para o próximo fim de semana, dias 5 e 6 de maio, em Vitória. 
 
Com a decisão da Nacional, dos 250 nomes aptos a votar na disputa estadual, Givaldo passa a contar com 125. Este número é exatamente igual ao do grupo de Coser, e a meta de ambos agora é não sofrer nenhuma baixa até o dia da eleição. 
A corrida para o comando do PT estadual tem como pano de fundo a relação do partido com o Governo Paulo Hartung (PMDB). O grupo de Coser defende a permanência de integrantes do partido no staff de Hartung, enquanto Givaldo quer desembarcar do governo peemedebista. 
 
O caso:
 
Sob a justificativa de irregularidades na etapa municipal, em nove de abril, a Executiva estadual do PT invalidou os votos de oito municípios (Águia Branca, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Governador Lindenberg, Ibatiba, Brejetuba, Pinheiros e Santa Teresa), o que motivou o recurso à nacional.
 
Na etapa municipal, Givaldo Vieira, cotado para a Presidência Estadual do partido, alcançou a maioria dos votos 2.648 (51%); seguidos pela chapa do deputado Nunes, com 1.477 votos (28%) e a de João Coser, atual presidente, que levou 1.039 votos (19.87%).  
 
Na noite de 18 de abril, a Executiva estadual do partido deliberou a anulação dos votos em oito municípios capixabas Com isso, Givaldo perdeu o status de favorito e amargou a redução do seu percentual para 48%, contra o ex-prefeito de Vitória, João Coser, que totaliza 20.83% e Nunes, que soma agora 30.7%. Agora, ambos estão com o mesmo número de delegados. 
Picture of Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também