Categories: Política

Gestão na Saúde com demissões e mudanças provoca insatisfações

 

No dia 15 foram demitidos 55 agentes de endemias, a tendência é que ao total 146 sejam mandados embora. Estes servidores são celetistas. Foto: Divulgação

Conceição Nascimento

Há menos de três meses como secretário de Saúde da Serra, o advogado Benício Santos tem provocado descontentamento entre servidores e lideranças do município. Nesta semana, foram anunciadas mudanças como a demissão de 30 agentes de endemias, com o argumento de que a prefeitura irá terceirizar o serviço, além da jornada de trabalho aos sábados sem remuneração extra nas unidades de saúde da Serra.

No da jornada, a proposta é reduzir uma hora de trabalho ao longo da semana. Com isso as unidades funcionariam entre 8h e 17h, e não mais entre 8h e 18h. A redução seria compensada com a abertura dos postos aos sábados. Sobre as demissões, os servidores são celetistas, e a tendência é que chegue a um total de 146 agentes de endemias demitidos.

Uma das agentes de endemias demitida, que não quis se identificar, conversou com a reportagem. “Estou desempregada, tenho 3 filhas e pago aluguel. Não estou dormindo direito, estava há 12 anos como servidora celetista. Não houve uma explicação. É muito humilhante para nós, demitir em época de crise é desumano, é injusto”, desabafa. 

Nesta semana o Sermus divulgou nota de repúdio sobre a questão, onde classifica como autoritária e descabida a atitude do secretário. Criticou o novo modelo de funcionamento das unidades, quando os servidores precisarão trabalhar aos sábados e a demissão dos 55 agentes de endemias. 

Outro que vem fazendo críticas à gestão de Benício é o do vereador Luiz Carlos Moreira (PMDB) “Um secretário de Saúde que não é do município e que não é médico passa por esses constrangimentos. Demitir é muito ruim, principalmente pessoas com 14, 15, 18 anos de trabalho. Vai demitir o celetista para terceirizar o serviço? Tive uma conversa com ele (Benício) no gabinete e é extremamente autoritário”, questionou.

Já o presidente do Sindicato dos Médicos do ES, Otto Baptista, disse que está acompanhado a questões. “Não iremos ceder um milímetro com a pauta de reivindicações do servidor médico da Serra, principalmente no que tange à remuneração e contratação de profissionais”, contou.

Sobre o assunto a Prefeitura da Serra informou que a abertura das unidades de saúde aos sábados atende à solicitação da população. A iniciativa também contribui para a redução da procura às UPA’s no final de semana. A expectativa é de que em 90 dias, todas as 40 unidades de saúde da Serra comecem gradativamente a funcionar das 7 às 12h, em sábados alternados. O projeto se baseia em remanejamento de equipes e compensação de horas. Já sobre as demissões a prefeitura não se pronunciou.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás