Categories: Amar é o Bicho

Gatos caem de pé: mito ou verdade?

Fonte: Alinutri Nutrição Animal

Segundo estudos científicos, os felinos possuem um reflexo de endireitamento, que serve de orientação enquanto caem. Foto: Divulgação

É fácil perceber que os gatos possuem uma incrível habilidade de pular com precisão e leveza de distâncias altas, como muros, escadas e até prédios. Mas, será que sempre os gatos caem de pé? Essa dúvida pode pairar na cabeça dos tutores ao observar esse comportamento tão comum entre os felinos.

Por trás de toda essa capacidade de pouso dos gatos, cientistas descobriram que há algumas explicações biológicas. Saiba mais!

Explicação científica

De fato, os gatos caem de pé quase sempre.

Segundo estudos científicos, os felinos possuem um reflexo de endireitamento, que serve de orientação enquanto caem. Esse reflexo funciona graças a um mecanismo presente dentro dos ouvidos deles e que atua ajudando no equilíbrio dos gatos, para que descubram como achar o caminho após a queda.

Os gatos não têm clavícula, mas, por outro lado, possuem uma espinha dorsal muito flexível, que facilita a correção da posição do corpo durante a queda, mesmo em uma velocidade rápida. Além disso, com pernas musculosas e potentes, eles conseguem reduzir consideravelmente o impacto da queda. Assim, é praticamente um instinto natural quando os gatos caem de pé.

Tudo isso torna o gato um animal equilibrado, ágil e capaz de sustentar quedas em grande alturas.

Riscos de quedas

Embora os gatos estejam preparados para sempre cair em pé, a queda de determinadas alturas pode ser uma ameaça para os gatos.

Um estudo feito pelo Centro Médico de Animais de Nova York analisou dados de clínicas veterinárias e mostrou que a maioria dos gatos que caíram de prédios de vários andares sobreviveram, mas cerca de 39% precisaram de cuidados de emergência.

E as alturas menores podem ser um perigo ainda maior. Quando caem de uma altura entre o segundo e sexto andar, por exemplo, os gatos não atingem a velocidade máxima em queda livre (96 km/h). E isso faz diferença, já que durante a queda o gato precisaria de tempo para ajustar a postura e estender as patas para baixo, minimizando assim o impacto.

Já do sétimo andar para cima, a velocidade máxima costuma ser alcançada. Por consequência, o felino alinha os membros na horizontal e relaxa a musculatura. Relaxado, o gato tem riscos bem menores de fraturas.

Cuidados

É claro que nunca é bom arriscar uma queda, seja de qual for a altura, porque além do risco de machucados no impacto, o gato também vai ficar exposto aos riscos da rua, como carros em alta velocidade.

Apesar da capacidade biológica dos felinos de caírem em pé, cuidados são necessários para evitar que tais bichinhos se machuquem. Por isso, é dever do tutor prevenir no dia a dia com o animal: fechar janelas, varandas e ficar sempre atento para não dar brechas para acontecer possíveis acidentes.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

17 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

19 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

1 dia atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás