Categories: Amar é o Bicho

Gato leva tiro na coluna na Serra | Veja vídeo na coluna ‘Amar é o Bicho’

Um gato foi abandonado na Vigilância Ambiental em Saúde da Serra, antigo Centro de Controle de Zoonozes, na manhã da última quarta-feira (11). A ocorrência de abandonado é típica no local, mas o que chamou a atenção desta vez, é que o animal estava ferido e se arrastava sem conseguir andar.

O gato, que recebeu o nome de Cocada, foi levado ao veterinário e recebeu os primeiros socorros, chegou a fazer raio x que mostrou que o ferimento foi por um tiro de chumbinho e que o projétil havia atingido a coluna do felino. Cocada ficou internado, recebeu medicação para dor, mas não resistiu e veio a óbito na manhã desta quinta-feira (12).

Em parceria com a ong Amizade é um Luxo que dá suporte para os cães e gatos abrigados pela Serra o animal passaria por cirurgia ortopédica. A ong pagou o raio x do animal e também  irá ajudar nos custos da internação.

Da ong Amizade é um Luxo, Marcele Jório, que é presidente da entidade disse que ficou horrorizada com tamanha crueldade. “O gato era um filhote de no máximo cinco meses. Infelizmente não temos como identificar o autor para enquadrar ele, pois isto é crime. Nossa ong está presente no CCZ da Serra dando suporte aos animais, seja com cirurgia, castração, internação e até medicações quando necessário. Soubemos do caso e imediatamente começamos juntamente com a responsável pelo órgão a tomar as providências para tentar salvar a vida do Cocada. Infelizmente não foi possível, mas tentamos”, desabafa.

Georgia Guimarães, da Pet Clinic, em Jardim Camburi, foi quem atendeu e internou o gato Cocada. A clínica doou parte do tratamento do felino. “O que aconteceu com o Cocada infelizmente acontece muito, este ano atendi no mínimo 6 animais baleados, no mês de novembro atendi Bento, cãozinho que teve um pouco mais de sorte, está em tratamento, já passou por cirurgia de coluna e esta na fase de fisioterapia e acupuntura. Atropelamentos e abandonos são sempre tristes, mas saber que um ser humano atirou num animal por prazer de vê-lo sofrer é inaceitável para mim”, comenta a veterinária.

A veterinária ainda disse que devido ao tiro, o gato ficou paraplégico dos membros posteriores (perninhas). “E não conseguia urinar, quando foi encontrar sua bexiga já estava repleta de urina com sangue e estava em quadro de insuficiência renal aguda”, conta.

Raio x da coluna do gato Cocada que mostra o projétil instalado na coluna vertebral. Foto: Divulgação

Crime

Vale lembrar que maltratar animais é crime, previsto na Lei Federal 9.605/98 – dos Crimes Ambientais. O artigo 32º diz que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode dar pena de detenção, de três meses a um ano, e multa. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

2 minutos atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

29 minutos atrás

Concurso Prefeitura da Serra: 1.500 vagas para todos os níveis e salários de R$ 3.376

O concurso público da Prefeitura da Serra deve ter seu edital publicado em maio deste ano. A banca organizadora –…

1 hora atrás

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

3 horas atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

3 horas atrás