Categories: Política

Gastos na saúde geram troca de farpas entre Hartung e Casagrande

Hartung disse que a verdade aparaceu com a fala de Marino e Casagrande rebateu afirmando que a situação atual é de caos na saúde pública. Foto: Arquivo TN

Por Conceição Nascimento 

As declarações do ex-Secretário de Estado da Saúde (Sesa), Tadeu Marino, à CPI dos Empenhos da Saúde geraram um troca de farpas entre o atual governador, Paulo Hartung (PMDB), e o ex, Renato Casagrande (PSB). Marino afirmou que a execução de despesas sem o devido empenho, quando esteve à frente da pasta, foi necessária devido ao grande volume de serviços e determinações judiciais, como a compra de medicamentos e internação, bem como pela redução dos repasses do Governo federal.

As declarações de Marino foram rebatidas pelos deputados que compõem a CPI, presidida pelo deputado Euclério Sampaio (PDT). O pedetista afirmou que existem indícios de irregularidades nos empenhos e que diversas instituições filantrópicas alegam não terem recebido os repasses. O governador Paulo Hartung também teria declarado em entrevista que “tinha certeza de que a verdade viria”.

O ex-governador Renato Casagrande usou as redes sociais em defesa de Marino. Ele destacou que não houve despesa sem cobertura, mas atraso no pagamento por falta de repasses do Governo federal, o que foi efetivado integralmente em janeiro de 2015. “Muito diferente do que está fazendo o atual Governo, que cancelou empenhos e cortou 20% dos recursos da saúde, gerando uma situação de caos nos hospitais públicos e filantrópicos”, escreveu.

A secretária de Estado da Fazenda, Ana Paula Vescovi, conversou com a reportagem nesta quinta-feira (21) e informou que a dívida herdada pela Secretaria de Saúde totaliza R$ 170 milhões.

“Precisamos reconhecer e pagar. A lei diz que toda despesa deve ser precedida de empenho e os custos citados não estavam previstos no orçamento da secretaria”, alertou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Governador, mas não houve retorno.

 

 

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás