Notícias

Gandini propõe ações para despoluir a Lagoa Juara, na Serra

Fiscalizar as 8 mil ligações que ainda não foram feitas à rede de esgoto; visitar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Jacaraípe e as elevatórias, para averiguar se o sistema está funcionando corretamente; solicitar que novas análises da água sejam feitas em outros pontos da Lagoa Juara, para investigar se os peixes estão contaminados e impróprios ao consumo; e cobrar o exame de balneabilidade na Praia de Jacaraípe, que deve ser disponibilizado aos moradores e turistas.

Essas são algumas medidas que foram anunciadas pelo presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), para reduzir a poluição na maior lagoa do município da Serra, a Juara, que recebe até 4 mil pessoas por fim de semana.

As ações foram divulgadas após a reunião realizada pelo colegiado, na tarde desta quarta-feira (27), que contou com a presença do técnico de Meio Ambiente e morador de Jacaraípe Claudiney Rocha.

Claudiney denunciou a contaminação da lagoa e de seus mananciais: o Córrego das Laranjeiras e o Córrego Dr. Robson. “É quase impossível falar que ali não tem esgoto por conta do odor, da água escura. Se ela está sendo tratada, por que sai daquele jeito? Se nós pagamos 80% de taxa de esgoto, por que ele cai assim na natureza?”, questionou.

Segundo ele, a poluição afeta a fauna e a flora, e o consumo da pesca. “Tem vários pescadores artesanais que vivem da pesca na lagoa. Afeta também o turismo”, explicou, enfatizando que praticamente tudo o que é vendido nos restaurantes e peixarias vêm de fora.

De acordo com Claudiney, que é morador da Serra há 35 anos, sendo 23 deles vividos em Jacaraípe, a Ambiental Serra, concessionária da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), assumiu o serviço de saneamento em 2017 e, desde então, afirmou ter elevado o índice de tratamento de esgoto de 58% para 93,36%, o que o morador contesta.

“Infelizmente, não é o que consta na aparência de nossos mananciais, pois podemos ver uma grande contaminação de esgoto em nossos rios, córregos e lagoas. Além disso, há uma cobrança de taxa de esgoto sobre o consumo da água de cada residência, mas o serviço está sendo efetivamente prestado?”, indagou.

A ETE trata o esgoto e faz o lançamento no Rio Jacaraípe. O rio possui conexão com a Lagoa Juara, o que estaria causando a poluição. Além disso, segundo foi informado, cerca de oito mil imóveis na região não estão conectados à rede de esgoto, gerando o descarte também nas bacias hidrográficas.

A representante da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Aline Keller, declarou que a instituição faz o monitoramento de um ponto na lagoa a cada três meses e os resultados não são bons. De acordo com ela, na página principal do site da agência, você encontra os boletins de qualidade disponíveis por bacia hidrográfica, podendo acompanhar os resultados dos monitoramentos.

Em resposta, o gerente da Unidade Gestora de Parceria Público-Privada (Ambiental Serra/Cesan), Douglas Oliveira Couzi, afirmou que a companhia vem fazendo o seu papel, e se disponibilizou para ouvir as cobranças, monitorar e buscar as respostas.

“É um lançamento indevido, mas, ao mesmo tempo, todo o esgoto coletado é tratado e resolvido. Estamos buscando, com o apoio de todos vocês e da Prefeitura da Serra, coletar o restante que não está conectado”, garantiu.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Circo, música e teatro de graça no ginásio de Barcelona no sábado

O bairro Barcelona, na Serra, se prepara para receber mais uma edição do Projeto Lona de Cultura e Arte neste…

2 horas atrás

Pablo lança pré-candidatura a prefeito ao lado de autoridades e apoiadores

Autoridades estaduais e locais, além de populares, prestigiaram a prestação de contas do mandato do deputado estadual de Pablo Muribeca…

16 horas atrás

Motociclista sofre afundamento de crânio e tornozelo quebrado em grave acidente na Serra

Um motociclista de 33 anos ficou gravemente ferido em um acidente envolvendo um caminhão nas proximidades do bairro Nova Zelândia,…

18 horas atrás

Pesquisa revela que Vidigal está bem avaliado e seria o favorito nas urnas

Embora o prefeito Sergio Vidigal tenha anunciado que não disputará a reeleição este ano, ele continua sendo uma figura proeminente…

18 horas atrás

Se maternidade fosse paga, qual seria o salário de uma mãe?

Mulheres que ficam em casa em tempo integral cuidando dos filhos, geralmente são vistas como “pessoas que não trabalham”, considerando…

19 horas atrás

Inteligência artificial será tema da terceira edição do conecta.ceo

A inteligência artificial (IA) é tema recorrente na atualidade. Seja para trazer avanços em diversas áreas, seja para apresentar novas…

19 horas atrás