Categories: O Nó da Gravata

Furdunço e o Palácio

No último dia 12, o governador Renato Casagrande (PSB) e o presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Caldeira (Rede), se reuniram a portas fechadas fora da agenda pública. Isso gerou furdunço no meio político, uma vez que a Serra vive um contexto de crise institucional entre o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e o Legislativo Municipal, especialmente após o prefeito lançar a tese na imprensa de que estaria sofrendo uma manobra para ser cassado do cargo. A resposta encaminhada pela assessoria de Casagrande foi surpreendente, para dizer o mínimo: argumentou-se que a pauta da reunião seria sobre investimentos na Serra (sem dizer quais) e que Caldeira teria chegado sem avisar, mas foi atendido, uma vez que o governador estaria com tempo disponível. Isso mesmo, um governador com tempo disponível!

Boca miúda no Palácio

Essa semana, a reportagem insistiu para que Casagrande e Caldeira detalhassem quais investimentos, prazos e obras específicas teriam sido pautados na reunião. A assessoria de Casagrande se limitou a dizer: “o governador informa que tratou de assuntos de interesse da Serra, como o Contorno do Mestre Álvaro, Contorno de Jacaraípe e a Segurança Pública”. Com nova resposta lacônica, frágil e sem dar detalhes sobre tal reunião, segue obscura para a política da Serra.

O pré e a vice

Com ausência de informações, procuramos o secretário estadual Bruno Lamas (PSB), aliado muito próximo de Casagrande e interlocutor político quando o assunto é investimento estadual na Serra; mas, curiosamente, a resposta de Lamas foi: “Não quero me pronunciar sobre o assunto”. Também buscamos a vice-prefeita, Izolina Márcia Lamas, que é do PSB, mesmo partido de Casagrande; no entanto, esta não respondeu nem as mensagens de Whatsapp nem as ligações.

Em família

Falando nos Lamas, quem está voando é o produtor de eventos Adaucto Morais, irmão de Bruno Lamas. Ele produziu o Villa Mix, que foi considerado um evento muito bem sucedido, tanto na qualidade quanto nos quesitos de segurança e conforto. Adaucto vem crescendo no seguimento cultural do estado e já tem gente pedindo para ele vir como candidato a vereador em 2020, no sentido de promover essa bandeira pouco explorada na Serra. Inclusive, na última quinta-feira (25), Adaucto assumiu uma cadeira na direção estadual do DEM, o que pode dar mais fôlego para o produtor, caso ele se renda ao DNA político da família e mergulhe nesse campo.

Câmara proibida

O principal articulador de Audifax na Câmara Municipal, o assessor especial Joubert Jantorno, está proibido de frequentar as dependências da Casa. Uma determinação da Mesa Diretora da Câmara limita a sua entrada no 1º andar e no plenário, onde acontecem as reuniões de discussão de pauta e a sessão. Joubert é o cara escalado para interagir com os vereadores em defesa das matérias do Executivo, mas só pode assistir às sessões das galerias, que são abertas ao público. A justificativa é de que Joubert estaria atrapalhando o andamento dos trabalhos no interior da Casa de Leis. Mas até alguns vereadores de oposição têm discordado da medida, classificando-a como “autoritária” e “antidemocrática”.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

10 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

11 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

11 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

12 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

14 horas atrás