Funcionando irregularmente, bares são fechados pela Polícia Militar na Serra

Ação foi realizada na região de José de Anchieta, na Serra. Foto: Divulgação

Mesmo em meio à pandemia causada pelo coronavírus e com um decreto do Governo do Estado que proíbe o funcionamento, muitos bares continuam abrindo as portas e causando aglomerações de pessoas na Serra. A prova disso é que em duas comunidades, a Polícia Militar fechou sete estabelecimentos deste tipo que estavam abertos ao público. Dessa vez, as ações aconteceram na região de José de Anchieta e Jardim Tropical.

De acordo com informações de policiais, todos os bares tiveram que fechar, após a operação de fiscalização. A operação contou com a participação do comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Leonardo Celante e foi realizada na última quinta-feira (13). “Os comerciantes foram alertados quanto à proibição, e todos os estabelecimentos visitados acataram a orientação da PM de fechar as portas”, afirmou o comandante.

Ainda de acordo com o comandante, a operação teve como foco estabelecimentos que estavam descumprindo as medidas determinadas pelo Decreto Estadual nº 4703-R, de 31 de julho, que proíbe o funcionamento de bares até o dia 31 de agosto. “Desde o início da pandemia, o 6º Batalhão vem realizando operações desse tipo, e elas terão continuidade enquanto houver normas de restrição”, destacou.

+ Morador da Serra pega coronavírus pela segunda vez e fica internado na UTI

+ Coronavírus: veja como denunciar aglomerações e festas irregulares na Serra

O TEMPO NOVO já havia publicado uma reportagem com denúncias de bares abertos com até música ao vivo em comunidades da cidade. Apesar da Prefeitura da Serra afirmar que realiza fiscalizações, a situação continua a mesma. E neste fim de semana, anúncios feitos nas redes sociais apontam para mais festas com show em estabelecimentos da cidade.

Na matéria publicada no dia 4 de agosto, a reportagem apurou e confirmou que muitos desses estabelecimentos realmente estavam abertos. O pior de tudo é que grande maioria das pessoas não utilizavam máscara e desrespeitavam o distanciamento social – duas medidas que são extremamente necessárias para conter o avanço da Covid-19. Uma das comunidades que tiveram bares e lanchonetes abertas no fim de semana foi Porto Canoa, durante a noite.

Uma moradora da região, que preferiu não se identificar, questionou sobre o funcionamento irregular desses comércios. “Estamos no meio de uma pandemia que está matando centenas de pessoas e mesmo assim vi bares e lanchonetes funcionando normalmente e lotado de pessoas. Ninguém estava usando máscara e as mesas umas coladas nas outras. Isso é triste e me revolta”, disse a popular.

A reportagem também recebeu denúncias de bares abertos e até com música ao vivo em Parque Residencial Laranjeiras e Colina de Laranjeiras. Pelas redes sociais, cantores e muitos moradores que foram até esses locais publicaram fotos e vídeos em suas redes sociais. Um morador de Laranjeiras também reclama da situação.

Ao TEMPO NOVO, a Prefeitura da Serra afirmou que os casos de aglomerações devem ser denunciados pelo telefone 190, da PM, que funciona 24h por dia. Além disso, a prefeitura recebe denúncias pela Ouvidoria. O funcionamento é das 8 às 17 horas. A denúncia é sigilosa e pode ser feita pelos telefones: 162, 3291-2011 e 0800 283 9780. A população também pode fazer uso dos serviços da Ouvidoria no site (clique aqui para acessar).

Casos de coronavírus na Serra

Vale destacar que até a manhã deste sábado (15), tinham sido registradas 456 mortes pelo coronavírus na Serra, 12.559 pessoas infectadas e 11.226 moradores curados da doença. A Serra é a terceira cidade com mais casos no Espírito Santo e a líder em mortes no estado.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

12 minutos atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

1 hora atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

2 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

2 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

2 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

3 horas atrás