Categories: Meio Ambiente

Fumaça faz bairro ‘sumir’ e detona saúde de moradores

A fumaça do incêndio nas turfas no entorno do Mestre Álvaro virou um grave problema de saúde pública para os bairros da Serra. É que com a mudança das condições do tempo nos últimos dias a fumaça tem ficado mais concentrada na cidade.

A região de José de Anchieta é a mais castigada. Confira o vídeo feito no início da manhã desta terça (24) pelo morador Vítor Rodrigues. Ele postou nas redes sociais e pede socorro às autoridades. Moradores de outros bairros da Serra tem sentido também com muita intensidade: Pitanga, Laranjeiras Velha, Barcelona, Jardim Limoeiro, Grande Laranjeiras também estão sendo duramente afetados.

Eles relatam problemas respiratórios e irritação nos olhos. Pessoas alérgicas, idosas e crianças tem sido os mais prejudicados, apontam.

Durante o dia o Corpo de Bombeiros combate o fogo usando água da estação de tratamento de esgoto da Cesan  de Mulambá, Vitória. A água é retirada após o tratamento por dois caminhões pipas cedidos pela prefeitura.

Segundo o Aspirante da Corporação, Gabriel Caliman, o combate é de alta complexidade porque o incêndio acontece numa camada de matéria orgânica com profundidade de até 1,5 metro no solo.

Segundo ele, desde o último domingo (22) está sendo usada uma técnica chamada trincheira de umidade, onde a água é jogada sob alta pressão no solo formando uma espécie de cortina que impede a passagem do fogo para locais que ainda não queimaram.

Mais uma noite

O trabalho é feito do início da manhã até o final da tarde. Apesar do esforço do Corpo de Bombeiros no final da tarde de hoje ainda havia vários focos e muita fumaça na região, anunciando mais uma noite de sofrimento para os moradores.

Apesar da gravidade da fumaça, o Aspirante Gabriel Caliman descartou o risco do fogo atingir casas na baixada de José de Anchieta II e nas matas do Mestre Álvaro, alegando que valões que cortam a região acabam servindo de barreira de contenção.

Veja o vídeo:

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Tartaruga é encontrada com diversos tumores pelo corpo na Serra

Reprodução Ibraff Uma jovem tartaruga-verde da espécie Chelonia mydas foi encontrada encalhada na manhã de sábado (10), na Praia do…

20 horas atrás

Mais de 1.300 pessoas foram vacinadas na Serra contra a gripe no Dia D

Aconteceu neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe, uma grande mobilização para proteger a população antes…

21 horas atrás

Ação do Dia das Mães na Serra mostra a rotina de mães na segurança pública

Comandante da Guarda da Serra, Laís Araújo está a espera do seu primeiro filho, Ravi. Foto: divulgação Na próxima sexta-feira…

21 horas atrás

Filhos aprendem sobre a rotina das mães à frente da segurança da Serra

A ação de homenagem às servidoras da segurança da Serra acontece na sexta-feira (9), às 9 horas, no Parque da…

21 horas atrás

Dia das Mães: doe leite materno na Serra sem sair de casa

Doadoras recebem kit em casa e têm o leite coletado pela equipe do hospital, sem precisar sair para ajudar/ Foto:…

22 horas atrás

Fim de semana sem chuva na Serra

Foto: Tempo Novo Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo…

2 dias atrás