Categories: Notícias

Frutas cristalizadas e desidratadas | Devo comer? Veja na ‘Dicas da Nutri’

Frutas desidratadas são muito saborosas e uma ótima opção para lanches saudáveis, por exemplo. Foto: Pixabay

Neste período de festas de final de ano, as frutas desidratadas começam a ganhar mais destaque nas prateleiras dos supermercados e uma dúvida comum é: nutri, as frutas desidratadas estão liberadas?

Entenda que elas recebem este nome porque passam por um processo de desidratação (redução do conteúdo de água), concentrando os seus açúcares naturais, portanto são mais calóricas se comparadas às frutas em seu estado natural. Quer um exemplo? 100 gramas de banana contêm cerca de 89 kcal, enquanto que a mesma quantidade de banana desidratada possui 364 kcal, em média.

E então nutri, devo ou não consumi-las? Frutas desidratadas são muito saborosas e uma ótima opção para lanches saudáveis, por exemplo. As vantagens incluem maior durabilidade em relação às frutas frescas e a praticidade para levá-las em qualquer cantinho da bolsa. Portanto, elas são uma opção mais saudável do que biscoitos e doces na hora do lanche, caso não tenha nenhuma fruta in natura disponível no momento.

Além disso, apresentam boas quantidades de fibras e concentram de maneira similar os nutrientes e antioxidantes de sua versão fresca (boa parte dos micronutrientes e fitoquímicos permanecem intactos durante o processo de desidratação, exceto os termo sensíveis, como a vitamina C). Portanto, utilizem as frutas desidratadas estrategicamente (quando na vontade de comer um docinho, por exemplo) e com moderação na quantidade, tendo em vista o maior aporte calórico quando comparadas às frutas in natura. E atenção: algumas frutas desidratadas recebem adição de açúcar para aumentar a validade do produto, então, é fundamental ler o rótulo!

E as frutas cristalizadas, nutri? Essas você deve evitar ou limitar o consumo caso esteja em processo de emagrecimento, isto porque estas são revestidas de açúcar refinado, e nem preciso dizer o quanto são calóricas, né?

Procure sempre orientação de um nutricionista.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

10 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

11 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás