Categories: Arquivo

Fórum de São Geraldo já está atendendo o público

A maior parte das Varas do fórum da Serra-Sede foram transferidas para São Geraldo. Foto: Divulgação

Gabriel Almeida

Localizado no bairro São Geraldo, na região de Carapina, o novo fórum da Serra já está em funcionamento. Desde o último dia 16 de janeiro, os Juizados Especiais Cíveis já estão atendendo. E na última segunda-feira (22) a 1ª Vara de Família também passou a operar no local.

Segundo a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça, as demais Varas de Família, 2ª, 3ª e 4ª começam a atender o público no novo prédio, a partir da próxima segunda-feira (29). Além dessas, a nova estrutura abrigará as Varas da Fazenda Pública Municipal e Estadual, a Vara de Órfãos e Sucessões, uma Vara da Infância e da Juventude e a Central Multidisciplinar.

Na última quarta-feira (24) foi iniciada a mudança da Vara de Órfãos e Sucessões, da Vara da Fazenda Pública Estadual e Registros Públicos e Vara da Fazenda Pública Municipal do Fórum de Serra-Sede para o novo prédio, em São Geraldo.  Os prazos dessas unidades estarão suspensos de 24 a 30 de janeiro, portanto, essas três Varas recomeçam o atendimento ao público no novo prédio no próximo dia 31, também uma quarta-feira. A Central Multidisciplinar, da Vara da Infância e da Juventude, também já fez a mudança.

Ainda de acordo com o Tribunal de Justiça, no Fórum de Serra-Sede, de onde vieram transferidas as Varas para Carapina, vão permanecer somente as Varas Criminais e os Juizados Criminais. A assessoria disse ainda que é “compromisso do Poder Judiciário que o Fórum Criminal irá permanecer em Serra-Sede”.

Vale lembrar a transferência das atividades do Fórum da Serra Sede vem gerando reações negativas na comunidade local, que teme esvaziamento da região.

Já o Tribunal de Justiça acrescenta que mudança das demais Varas para o Fórum Cível, haverá uma realocação das Varas que irão permanecer em Serra-Sede. A Secretaria de Engenharia e Gestão Predial do órgão judiciário explicou que hoje são quatro Varas por andar. Com a redistribuição, ficarão duas Unidades Judiciárias em cada andar. Essa mudança, com uma pequena reforma, está prevista para acontecer no primeiro semestre deste ano.

Depois dessa nova acomodação é que a Engenharia vai iniciar um diagnóstico maior sobre a real situação do prédio e o que poderá ser feito para melhorar.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

29 minutos atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

3 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

8 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás