Categories: Divirta-se na Serra

Folia de Reis, congo e shows nos 462 anos de Nova Almeida

No domingo (6) tem cortada do mastro com cortejo de bandas de congo em frente a Igreja de Reis Magos. Foto: Leonardo Torres

Nova Almeida é a localidade mais antiga da Serra e uma das mais velhas do Brasil e das Américas. Neste final de semana estará completando 462 anos de existência. O aniversário do balneário é domingo (6) e a agenda será marcada pela tradicional Folia de Reis e ainda as homenagens aos padroeiros São Sebastião e São Benedito que contam com cortada, puxada e fincada do mastro dos santos, além de missas e shows musicais.

Nesta sexta-feira (4), haverá missa na Igreja de Reis Magos, às 19h30 com Frei Willian. Logo após, show com Adailton Silva, às 21h, e Leandro Loss, às 22h30. Já no sábado (5), tem missa no mesmo horário e local com o padre João Batista. Após essa agenda tem apresentação da cantora Viviane Miranda, às 22h.

No domingo (6), ponto alto dos festejos, a agenda começa logo cedo, às 5 horas, com alvorada e queima de fogos. Às 18 horas, acontece a cortada do mastro de São Benedito e São Sebastião, na praça Reis Magos. Participam do cortejo à banda de congo São Benedito e São Sebastião, os congos mirins São Benedito e São Sebastião e São Pedro de Jacaraípe, além de Recongo.

Às 19h30, na igreja Reis Magos, tem missa com Frei José Diniz. Logo após, tem a Festa da Epifania do Senhor, com apresentação de Folia de Reis, e show com a banda Adventus, às 22h.

A Folia de Reis de Nova Almeida acontece há 23 anos na igreja e também percorre as casas de moradores da comunidade. Foto: FOTO: Divulgação / Nova Almeida Blogspot

A Folia de Reis de Nova Almeida estará comemorando 23 anos de fundação e conta com 18 integrantes. Tradicionalmente, ela se apresenta no dia 06 de janeiro, na Igreja Reis Magos. A Folia se apresenta após a missa em comemoração ao Dia de Reis, quando adentra a igreja cantarolando músicas típicas. O grupo também percorre casas de moradores da vila de pescadores, quando recebem convites, saudando os donos da casa e respectivas famílias.

“Com o passar do tempo a comunidade local resolveu juntar ao evento cultural uma festa onde acontecem shows e atrações culturais”, segundo Sandra Gomes, responsável pelo figurino do grupo.

Todos os shows acontecem no palco montado na praça de Nova Almeida, a partir das 21 horas. E os festejos não terminam por aí: no final do mês as homenagens a São Sebastião continuam com a puxada e a fincada do mastro, além de shows.

Igreja dos Reis Magos está sendo Restauração da igreja

A Igreja de Reis Magos começou a ser restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no final de novembro. Por enquanto, a visitação só está liberada na área onde acontecem as missas. Mas ao fim das festividades, no final de janeiro, também será fechada para restauração.

A Igreja de Reis Magos é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1943. Serão realizadas ações no telhado, nas alvenarias, nas esquadrias, pisos, forros e substituição de equipamentos hidráulicos. Também será feita a recomposição de piso do pátio e da igreja, a substituição de elementos elétricos e a realização de intervenções em elementos artísticos, como por exemplo, a higienização mecânica do quadro Adoração dos Reis Magos, mais antiga pintura a óleo do Brasil. A obra está prevista para ficar pronta em dez meses e o investimento é de R$ 720 mil.

Conheça a história

Nova Almeida completa 462 anos de fundação. O pontapé foi dado pelos padres jesuítas com a construção de uma capela coberta de palhas, em 6 de janeiro de 1557, para a catequização de índios. Na época, o local foi chamado de Aldeamento de Reis Magos. São remanescentes dessa época a Igreja e Residência de Reis Magos, monumento de reconhecido valor histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

25 minutos atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

37 minutos atrás

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás