Notícias

Fogos de artifício para chegada de 2022 serão de baixo ruído na Serra

Haverá queima de fogos em todos os balneários do município. Foto: Divulgação

O uso de fogos de artifício já levanta discussões há algum tempo. Enquanto alguns defendem, outros são contra pelo barulho incomodar principalmente idosos, crianças pequenas, animais de estimação e pessoas com alguma sensibilidade sonora. Na Serra a chegada de 2022 será comemorada com muitos fogos de artifício, mas a Prefeitura garante: serão de baixo ruído, respeitando a lei aprovada em 2020.

Conhecidos popularmente como fogos silenciosos, por terem um som mais baixo do que o convencional, a novidade será adotada na virada do ano da Serra para iluminar a festa de virada de ano.

De acordo com a prefeitura vai ter queima de fogos em todos as cinco praias do município. A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) disse que a programação de queima de fogos acontecerá nas praias de Nova Almeida, Manguinhos, Bicanga, Carapebus e Jacaraípe. A praia de Jacaraípe vai contar com uma balsa com fogos de artifício e shows com atrações locais. Os artistas ainda não foram divulgados pela Prefeitura.

Thiago Carreiro é vice prefeito e ocupa a Secretária de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer. Foto: Divulgação/PMS/Matheus Rodrigues

De acordo com o Termo de Referência publicado no site da Transparência da Prefeitura da Serra, serão dois lotes de fogos de artifício em Jacaraípe, o primeiro com 15 minutos de duração e o segundo com 8 minutos. Para os outros balneários, oito minutos.

O vice-prefeito da Serra e secretário de Turismo da cidade, Thiago Carreiro garantiu que o município respeitará a lei aprovada em 2020 que proíbe o uso de fogos de artifício que façam barulho, seja em eventos públicos ou particulares.

“Essa foi uma das nossas preocupações ao abrir o processo para contratação dos fogos de artifício. Um pedido feito pelo nosso prefeito Sergio Vidigal que tem uma preocupação muito grande com a saúde de crianças autistas e idosos. Teremos fogos de baixo ruído para não gerar transtornos na saúde de idosos, das pessoas acamadas, das crianças autistas e também para evitar o pânico que estes barulhos causam nos animais”.

A Lei nº 5.151, de 02 de janeiro de 2020 proíbe o transporte, armazenamento, comercialização e o manuseio de fogos e artefatos explosivos pirotécnicos sonoros em qualquer estabelecimento comercial de Serra, e também a utilização, queima e soltura de fogos e artefatos pirotécnicos sonoros em locais públicos e privados, abertos ou fechados.

Também prevê multa de R$ 2 mil, valor que pode ser dobrado na primeira reincidência e quadruplicado a partir da segunda reincidência.

A lei não proíbe o uso de fogos na cidade, artefatos que não façam o barulho, ou que tenha baixo ruído, poderão ser usados. A Lei visa o bem estar de idosos, doentes, bebês, crianças e animais que sofrem com os estouros e estampidos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

5 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

8 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

13 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás