Categories: Arquivo

Fogo na turfa não dá trégua na Serra

Imagem do incêndio em fevereiro: a falta de chuvas e a irresponsabilidade de alguns transformaram a região da turfa num grave problema de saúde. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Por Ana Paula Bonelli

A turfa continua queimando e a todo vapor. Desde terça-feira (10) moradores da região de José de Anchieta voltaram a sentir o forte odor da fumaça. No final de setembro um incêndio sobre a vegetação acabou descendo para o subsolo, onde fica a camada orgânica de turfa, fazendo o problema retornar.

A volta da queimada da turfa na área verde de Jardim Tropical foi confirmada pelo capitão Olima Rosa da Silva, diretor da Defesa Civil da Serra. “Estamos desde o início da semana combatendo as chamas. Neste momento temos uma guarnição de cerca de seis bombeiros atuando no local”.

O problema com a turfa começou no final de janeiro deste ano e segundo o capitão desde o início das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fazem monitoramentos diários no local. O incêndio foi extinto em maio quando começou a chover um pouco, ajudando o trabalho de combate que chegou a reunir mais 100 profissionais ao mesmo tempo entre Bombeiros, homens da Defesa Civil e brigadas de incêndio de empresas privadas.

A fumaça do incêndio na turfa causou problemas respiratórios não só dos moradores da Serra, como também de Vitória.

Silva acrescenta que pretende incluir campanhas de conscientização com palestras e panfletagem nas áreas de entorno da vegetação. E lembra que as pessoas podem fazer denúncias anônimas pelos 199, 999 498 612, 999 389 500, 3338-1756.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás