Fim de semana na Serra tem índice isolamento social abaixo de 50%

Em Jacaraípe, o fim de semana de sol, foi de bares e praias cheias. Foto: Michele Duarte

Mais de 55% da população da Serra saiu de casa neste fim de semana, no feriadão prolongado da Independência do Brasil. Os números são do Governo do Estado – por meio do Painel Covid-19 que compila os números e as informações sobre a pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo.

Segundo dados do Painel, a média de isolamento da Serra é 43.25%. Neste fim de semana, começando por sexta-feira (4), o índice ficou em 37.58%. Já no sábado (5), 40.26% e no domingo (6), 46.22%. Os números da segunda-feira (7), ainda não foram divulgados.

A Serra já tem 14.031 casos confirmados da doença e 474 mortes registradas em decorrência da Covid-19. 13.076 pessoas se curaram da doença e outros 20.040 casos suspeitos são investigados. 13.795 foram descartados. Os dados são do dia 7 de setembro.

A cidade está classificada no mapa de risco do ES, como de risco baixo, desde a última sexta-feira (4) quando o governador Renato Casagrande, anunciou a nova classificação, tanto para a Serra, quanto para a capital, Vitória.

Na prática, todo o comércio dentro do município – incluindo shoppings, bares, restaurantes e lanchonetes – estão liberados para funcionar desta terça (8) sem nenhum limite de horário ou proibição, como ocorria antes. No entanto, os comerciantes precisam seguir regras para evitar a proliferação do vírus.

O governador pediu cautela e afirmou que “risco baixo não significa nenhum risco”. Segundo Casagrande, caso a população não tome os devidos cuidados, como o simples uso de máscara, o município pode voltar a retroceder e limitações serão impostas mais uma vez.

“Se não tivermos cuidados podemos retroceder, então pedimos muito cuidado para as pessoas, como sempre manter o distanciamento social. Estamos conseguindo reduzir óbitos, sempre avançando. Nós podemos zerar os óbitos sem ter uma vacina, mas para isso precisamos manter todos os cuidados necessários”, afirmou Casagrande durante uma coletiva de imprensa realizada no fim da tarde da última sexta-feira (4).

Dentre as obrigatoriedades exigidas pelo Estado, estão: distanciamento social dentro dos comércios, utilização de álcool em gel, uso obrigatório de máscaras, limite de pessoas respeitando a capacidade média da unidade, entre outras coisas. De acordo com o governo, a Prefeitura da Serra que deve fiscalizar e atuar para acompanhar se as medidas estão sendo respeitadas.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás