Categories: Divirta-se na Serra

Filme de 1971 mostra tradição do congo e início da siderurgia na Serra

O documentário alterna imagens da tradicional Festa de São Benedito e o início das obras do Complexo de Tubarão na década de 1970. Foto: Arquivo Edson Reis

Um lugar entre antigas tradições e a chegada do progresso com a construção do Porto de Tubarão, da Vale. Retrato da Serra em 1971 capturado em imagens raras pelo documentário ‘O Mastro de Bino Santo’, que mostra o contraste entre o antigo, na Festa de São Benedito, e o novo, com a movimentação dos milhares de trabalhadores nas obras do Porto de Tubarão, cujo gigantesco complexo industrial siderúrgico alçaria uma pequena cidade à condição de maior do Espírito Santo.   

Dirigido por Ramon Alvarado, o trabalho pode ser conferido na página do Youtube ‘Memória Capixaba’. São quase 10 minutos que mostram a origem da festa do padroeiro da cidade, com foco na puxada e na fincada do mastro do santo. Aparecem, ainda, no documentário grandes nomes do congo serrano e capixaba, como Mestre Antônio Rosa, já falecido.

A ênfase na festa popular de origem africana – que era um dos poucos momentos de liberdade dos negros dos tempos sombrios da escravidão – e sua mistura com elementos de outras culturas ao longo dos anos é ponto chave da narrativa, entrecortada por imagens de trabalhadores nas obras civis em Tubarão.

‘O Mastro de Bino Santo’ revela como era diferente a Serra de quase 50 anos atrás. Casas simples, algumas de estuque, salpicam a paisagem, dominada pela imponência do Mestre Álvaro e a beleza da Igreja de Nossa Senhora Conceição. Também há imagens da construção da rodovia BR 101. Chamam a atenção, ainda, uma feira onde um dos produtos principais cultivados em terras serranas era vendido, o abacaxi.

Tudo isso em meio ao badalar dos sinos da igreja matriz, do baticum dos tambores e casacas ditando o ritmo do congo, além do tradicional navio Palermo, a junta de bois e o mastro de São Benedito. O curta também mostra a sinfonia dos metais das bandas de músicas que até hoje acompanham o ritual festivo do município, além dos cavaleiros. Devotos em procissão, uns mais contritos, outros mais soltos em danças frenéticas como se estivessem em transe, completam um cenário de marcante identidade capixaba.  

“Esta pequena cidade limítrofe do litoral do ES, chamada Serra, e todo ano nas vésperas do Natal, realiza uma festa que remonta os tempos da escravatura. A puxada do mastro de São Benedito teve seus altos inspirados nas cruzadas e peregrinações religiosas da Idade Média e foi para os negros cativos, além de um consolo para os duros sacrifícios a que estavam submetidos, o único meio cultural de que eles tinham para integrar-se nos valores e costumes da sociedade que aqui se tornara dominante”, destaca no vídeo o narrador Amaury Valério. 

Confira o documentário:

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

3 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

3 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás