Categories: Meio Ambiente

Fíbria joga produto químico sobre pessoas em Conceição da Barra

Moradora flagra avião aspergindo sobre casa em Angelim. Foto: reprodução Facebook

Um avião usado pela Fíbria para jogar insumos sobre plantações de eucalipto acabou derramando fertilizantes sobre pessoas, casas e cultivos em terrenos de terceiros no entorno da vila de Itaúnas, no município de Conceição da Barra, no extremo norte do litoral do Estado. É o que denuncia a comunidade local.

O local atingido é Angelim, onde vive um grupo quilombola. A ação foi filmada por moradores e ocorreu no último dia 17 de outubro. Numa rede social, a moradora da comunidade, Jailza Batista, relatou o ocorrido. “Fui com minha bebê buscar a irmãzinha no ponto, quando eu olhei pra cima, tomei um banho disso e também caiu na minha bebê. Fiquei desesperada e olha que onde moramos é área particular, temos animais e plantações no local, e não passou ninguém pra avisar”.

Além de ser uma vila tombada como patrimônio histórico do ES, a vila de Itaúnas é circundada pelo Parque Estadual que leva o nome da localidade e preserva áreas de mata Atlântica com terrenos alagadiços, rio, manguezais e dunas.

Da Sociedade dos Amigos de Itaúnas, Kika Gouveias, disse que após este e outros relatos, o gerente do Parque pediu que as pessoas registrassem e fizessem denúncias.“O produto foi jogado sobre pessoas e plantações de alimentos, hortaliças, e também sobre áreas de preservação permanente”, relata.

A assessoria de imprensa do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (Idaf), disse que o material jogado pela Fíbria é fertilizante e que por isso não poderia atuar, que a atribuição é do Ministério da Agricultura. Mas não deu informações sobre o tipo de fertilizante e composição química.

Chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da
Agricultura no ES, Flavio Marquini, viu o vídeo e disse que o caso é grave. Segundo ele, nenhum tipo de produto pode ser aspergido sobre pessoas e pediu para que a comunidade formalize a denúncia ao órgão.

Já a Fíbria, através de sua assessoria de imprensa, disse que o produto jogado é fertilizante líquido e que fez a ação em conformidade com a legislação, comunicando as comunidades.

 

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

9 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

12 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

17 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás