Categories: Divirta-se na Serra

Festa celebra padroeira e 462 anos da Serra

O serrano Gabriel Criste não perde o rito religioso nem a festança que marca o aniversário da cidade. Foto: Edson Reis

A Serra completa neste sábado (8), 462 anos de história, neste dia também é comemorado o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Para festejar, haverá missas e shows na Serra-Sede. O mês de dezembro reserva ainda na agenda, tradições como a cortada, a puxada e a fincada do mastro de São Benedito, sempre regado a muito congo.

Os festejos para a santa começaram em novembro com novenas na Igreja Matriz, na Sede, que leva o mesmo nome da padroeira. Nesta terça-feira (3), as orações continuam até a sexta-feira (7) na Matriz, sempre às 19h30. Às 21h, da sexta tem ainda gincana musical com crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, do grupo de catequese da Igreja Matriz. Serão dez apresentações, sendo que cada um poderá cantar até duas músicas.

Já no sábado (8), os festejos começam logo cedo, às 8h30 com Ofício a Imaculada Conceição, na igreja Matriz. Haverá ainda barracas de comidas típicas. Às 9h, missa com as crianças e às 15h, a tradicional celebração da saúde direcionada para idosos e enfermos.

Às 17h30, acontece a procissão de Nossa Senhora da Conceição que ganha as ruas da Sede ao som de louvores. A  banda Estrela dos Artistas se apresenta às 19h30 e, em seguida, às 21 horas, tem show com o Padre Anderson Gomes.

Após a missa haverá bazar, venda de artigos religiosos e ainda ação entre amigos

Conheça a história

A Serra era habitada por índios tupis e no século XVI brancos e mestiços vieram para cá em busca de ouro. Em 08 de dezembro de 1556 o jesuíta Braz Lourenço e o índio temiminó Maracajaguaçu fundaram a aldeia de Nossa Senhora da Conceição, no entorno do Mestre Álvaro. Ainda naquele século, os padres Jesuítas ergueram a capela de São João de Carapina e depois a Igreja dos Três Reis Magos, esta última com participação do Padre Anchieta. A  emancipação da cidade veio bem mais tarde, em 6 de dezembro de 1875.

Os festejos fazem parte do ciclo folclórico, religioso e cultural da Serra e tem o apoio da Prefeitura da Serra.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

23 minutos atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

1 hora atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

1 hora atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

2 horas atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

2 horas atrás

Tributo a banda Pink Floyd nesta sexta em pub da Serra

Uma das maiores bandas de rock do mundo, será representada num tributo imperdível no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta-feira…

2 horas atrás